Estações do Metrô recebem vacinação contra febre amarela nesta quinta e sexta-feira

Ação acontece das 13h às 17h em estações das linhas vermelha e verde; dose continua disponível nos postos da capital

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, por meio da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Sudeste, irá instalar nesta quinta (20) e sexta-feira (21) postos volantes para a vacinação contra a febre amarela em seis estações do Metrô: Penha, Arthur Alvim e Brás (linha vermelha) e Ana Rosa, Vila Prudente e Tamanduateí (linha verde).

A vacinação estará disponível das 13h às 17h e será realizada por profissionais que atuam em UBS próximas às estações de Metrô da região. Até o momento, a região Sudeste está com 43,3% de cobertura para a vacina de febre amarela, sendo a região da Mooca/Aricanduva a de menor cobertura, com 28,6% de adesão.

A meta da SMS é chegar a 95% de cobertura em toda a capital paulista. Até 31 de agosto, foram aplicadas mais de 6,7 milhões de vacinas contra a doença, o que representa cobertura de 57,9%. Neste ano, o município registrou 107 casos importados de febre amarela, dos quais 22 evoluíram para óbito. Outros 13 casos autóctones (adquiridos no município) foram confirmados, sendo seis óbitos.

É importante lembrar que houve estabilização dos casos da doença nos últimos meses por conta das baixas temperaturas, mas a tendência é que novas ocorrências surjam com a proximidade do verão. Vale ainda ressaltar que a vacinação é destinada a quem ainda não tomou a dose.

“Os períodos de maior circulação do vírus são os meses chuvosos e quentes. Estamos hoje em um período de calmaria, mas temos grandes chances de voltar a circulação com a chegada do verão. Por isso, voltamos a orientar as pessoas que ainda não se vacinaram, que procurem os postos para se protegerem contra a febre amarela”, alerta a coordenadora do Programa Municipal de Imunizações, Maria Lígia Nerger.

Vacina disponível em UBS

A secretaria reforça que a dose que protege contra a febre amarela continua disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do da cidade. Para receber a vacina na capital é preciso levar documento de identificação e, se possível, carteira de vacinação e cartão SUS. Para saber qual a unidade básica de saúde de referência de seu endereço, basta consultar o Busca Saúde (http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/).

Os viajantes que pretendem se deslocar para áreas com recomendação da vacina devem receber a dose com, no mínimo, 10 dias de antecedência da data da viagem, já que esse é o tempo necessário para o organismo produzir os anticorpos contra a doença.