Com 92% de cobertura, capital tem plantão de vacinação contra pólio e sarampo, neste sábado

Mais de 80 unidades de saúde estarão aplicando a vacina tríplice, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, e a dose contra a poliomielite

O município de São Paulo está próximo de atingir a meta de imunizar 95% do público-alvo da campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo. Até quinta-feira (12), os postos da capital paulista aplicaram 548.632 doses da vacina de pólio e 545.469 doses da vacina SCR (tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba), o que significa cobertura de 92,7% e 92,1%, respectivamente.

Para intensificar a cobertura na reta final da campanha, prevista para terminar nesta sexta-feira (14), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) manterá as vacinas disponíveis em mais de 80 postos que abrirão neste sábado (15). A lista com os endereços e horários de atendimento pode ser acessada neste link. Além das unidades de saúde, as doses também serão aplicadas, nesta mesma data, em posto volante localizado no piso térreo do Santana Parque Shopping, na zona Norte, das 10h às 17h.

Apesar do município ainda não ter atingido os 95% de imunização do público-alvo recomendados pelo Ministério da Saúde, algumas regiões já ultrapassaram o índice. É o caso da região Leste, que soma 102,1% de cobertura tanto para a dose de pólio (também conhecida como paralisia infantil) quanto para a tríplice viral. Outra região que também atingiu a meta foi a Sul, com cobertura de 96,2% para pólio e 95,3% da tríplice.

Na região Norte, o índice de imunização é de 89,7% de pólio e 88,9% da tríplice, seguida da região Sudeste, com 88,9% e 87,7% respectivamente. As menores coberturas foram registradas na Centro , com 79,2% de pólio e 76,4% da tríplice e Oeste, com 77,1% de pólio e 79,1% de tríplice.

É importante ressaltar que a ação preventiva, iniciada em 4 de agosto na capital paulista, é voltada exclusivamente para crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade. Entre as idades atendidas pela campanha, a única que ainda não atingiu a meta é de crianças com 1 anos de idade. Nesta faixa etária, a cobertura está em 69,8% da vacina de pólio e 68,5% de tríplice.

A SMS reforça que a adesão às vacinas é fundamental para reduzir o risco de reintrodução da poliomielite no Brasil assim como o de circulação de sarampo e rubéola no município.