CRS Norte promove capacitação para combate à tuberculose e premia profissionais da saúde

Região investe em treinamentos e reconhece os trabalhos desempenhados no território

Por Patrícia Santos e Luana Amorim

A Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Norte, em parceira com a Divisão Regional de Vigilância em Saúde (DRVS), promoveu em junho passado dois encontros que discutiram as estratégias práticas quanto à tuberculose na Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD) Central.

Em 19 de junho, aconteceu encontro de capacitação de médicos e enfermeiros da região que visava o reforço sobre as informações da doença, priorizando o diagnóstico e tratamento nos serviços de saúde. A atividade foi organizada pela Interlocutora da tuberculose, Simone Garcia, da DRVS Norte, e ministrada pelo pneumologista Sidney Bombarda, do Ambulatório de Especialidades do Tucuruvi.

“A tuberculose é uma doença cujos sintomas podem ser confundidos com o de outras doenças. Por isso, é importante relembrar e atualizar as informações, para o diagnóstico correto oportunamente e logo iniciar o tratamento”, alerta Simone, sobre a importância de aprofundar os conhecimentos sobre as particularidades da patologia.

Médico endocrinologista na UBS Santos Elias e clínico do Programa Saúde da Família (PSF), Fabio Augusto Turolla Vanzella, fala da relevância de tratar sobre a tuberculose com a promoção do evento. “O fato de ser um programa de educação continuada que acontece periodicamente nos dá a oportunidade de atualização constante sobre as principais doenças que encontramos na unidade, além de servir como referência para quando surgem dúvidas ou casos que não conseguimos conduzir.”

Sintomas e cuidados

A tuberculose é uma doença causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões. É necessário extremo cuidado para que pessoas que convivem com o indivíduo que tem a doença não se contaminarem também.         É necessário também ficar atento aos sintomas básicos, que são tosse seca e contínua no início e, depois, com presença de secreção por mais de três semanas; cansaço excessivo; febre baixa, geralmente à tarde; falta de apetite e palidez. Ao detectar esses sintomas, é importante procurar a unidade de saúde imediatamente.

Pneumonologista do Ambulatório de Especialidades do Tucuruvi, Sidney Bombarda explica que a doença infecciosa é a mais comum da espécie humana e muito habitual no Brasil, por ficar mais concentrada em grandes centros e que boa parte dos casos do estado de São Paulo está na capital. “É muito importante que as equipes de saúde estejam atualizadas em relação ao diagnóstico e ao tratamento da doença. O grande segredo é você diagnosticar precocemente e tratar adequadamente esses pacientes”, finaliza Sidney.

Premiações

O XIV Encontro de Tuberculose da Cidade de São Paulo, I Fórum da CRS Norte, aconteceu em 28 de junho e premiou os profissionais de saúde com desempenho existoso em atendimento e qualidade de serviços.
Os farmacêuticos Claudinei Passos Borges, da UBS Parque Anhanguera, e Marcello Martiniano Grillo, da UBS Vila Leonor, foram premiados na categoria "Acredite você faz a diferença".

A auxiliar de enfermagem da UBS Jardim Peri, Solange Simões da Silva Ferreira, recebeu uma menção honrosa por experiência exitosa. “Essa ação de premiação é um incentivo muito grande, uma injeção de ânimo, pois sentir que seu trabalho está sendo reconhecido faz a diferença. De forma que quando vestimos a camisa em prol dessa causa, não somente o paciente ganha, mas nós também”, diz a premiada.

Pela qualidade nos serviços prestados no Programa de Controle da Tuberculose, o Ambulatório Especialidades Tucuruvi e o Laboratório Municipal Nossa Senhora do Ó também receberam uma menção honrosa.

As UBS City Jaraguá, Jaçanã, Jardim Vista Alegre, Morro Doce, Parque Novo Mundo I, Parque Novo Mundo II e Vila Dionísia receberam menção honrosa pelo atendimento de casos com cura – 10 casos ou mais com cura maior que 85% e abandono de 5,1% a 9,9%.

Na categoria bronze – pelo atendimento de oito a nove casos com cura maior que 85% e abandono menor que 5% –, as UBS Chácara Inglesa, Jardim Ipanema, Lauzane Paulista, Moinho Velho, Vila Espanhola e Wamberto Dias da Costa foram congratuladas.

Pelo atendimento de oito a nove casos com cura – maior que 85% e abandono menor que 5% – foram as UBS Dr. Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão, Jardim Fontalis e Vila Maggi ganharam na categoria prata.

Pelo atendimento de 10 casos ou mais com cura – mais que 85% e abandono menor que 5% ¬- as UBS Domingos Mantelli e União das Vilas Taipas foram premiadas na categoria bronze.

Na categoria prata, pelo atendimento de 10 casos ou mais com cura maior que 85% e abandono menor que 5%, foram as UBS Casa Verde Alta e Jardim Paulistano.