PREFEITURA DE SÃO PAULO

Seminário do Sinasc vai apresentar a Rede Latino-Americana de Malformações Congênitas (RELAMC)

Temas relacionados a dados de nascidos vivos serão debatidos por profissionais na Faculdade de Saúde Pública, na Avenida Dr. Arnaldo, nas Clínicas

13/03/2018 17h01

Por Laura Yoko

Será realizado nesta quinta-feira (15), das 8h30 às 12h30, o XVI Seminário da Análise da Qualidade e Informação do Sistema de Informações de Nascidos Vivos (Sinasc) no auditório João Yunes, da Faculdade de Saúde Pública, na região da Paulista. O público-alvo do evento são médicos, enfermeiros, profissionais das supervisões técnicas de saúde, profissionais responsáveis pelo preenchimento das Declarações de Nascido Vivo e envolvidos na gestão ou no atendimento das mães e crianças das maternidades e hospitais do município de São Paulo.

O seminário, cuja primeira edição ocorreu em 2011, é realizado semestralmente e, nesse ano, os destaques são os casos de microcefalias X Zika vírus e a apresentação da Rede Latino-Americana de Malformações Congênitas (RELAMC). Essas informações são a base para o planejamento de ações preventivas, assistenciais e de redução de danos; desenvolvimento de ações de vigilância e monitoramento, gerando impacto positivo no sistema de saúde e na qualidade da atenção desse segmento.

Os temas abordados serão:
• O registro das anomalias congênitas;
• A Rede Latino-americana de Malformações Congênitas (RELAMC);
• Novidades do SINASC
As vagas são limitadas. Para participar, basta se inscrever no link: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=37050

XVI Seminário da Análise da Qualidade e Informação do Sinasc
Data: 15 de março de 2018
Local: Faculdade de Saúde Pública – Auditório João Yunes , Av. Dr. Arnaldo, 715 (Metrô linha Verde – Clínicas).
Horário: 8h30 às 12h30

#PraCegoVer

Além das informações descritas no texto abaixo, o convite possui sete formas circulares dispersas aleatoriamente com variação de tamanho e nas cores verde claro e roxo. O fundo é da cor salmão claro. No rodapé, estão o logo do SUS (Sistema Único de Saúde), o logo da Coordenação de Epidemiologia e Informação – CEInfo, o logo do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos - SINASC e o logo da Secretaria Municipal de Saúde - SMS.

Confira a programação:

8h30 – 9h30: Recepção e entrega de materiais

9h00 - 9h10:
Abertura

9h20 – 10H00
: Profa. Ieda Oriolli - A Rede Latino-americana de Malformações Congênitas (RELAMC)
Médica Geneticista. Professora Titular no Departamento de Genética da UFRJ, Pesquisadora IB do CNPq, Gestora do INGEMP, Membro da Coordenação do ECLAMC (Estudo Colaborativo Latino-americano de Malformações Congênitas).

10h00 – 10h30
: Prof. Décio Brunoni - O registro das anomalias congênitas no município de São Paulo
Médico Geneticista. Livre-Docente Genética Humana e Médica/UNIFESP. Professor Titular Programa Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento do Centro Ciências Biológicas e da Saúde - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Prof. Marco A. P. Ramos - Microcefalias - clínica dos casos notificados ao SINASC e o atendimento no Centro de Genética Médica da UNIFESP
Médico Pediatra e Geneticista. Professor do Centro de Genética Médica do Departamento de Morfologia e Genética da UNIFESP.

10h30 – 10h45

Dra. Cassia Carlin Malteze - Importância do preenchimento das informações do recém-nascido e da mãe na Declaração de Óbito
Pediatra. Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo – Coordenação de Epidemiologia e Informação/ Programa de Aprimoramento das Informações de Mortalidade – PRO-AIM.

10h45 – 11h30

Eneida Sanches Ramos Vico - Perfil epidemiológico das anomalias congênitas na cidade de São Paulo
Enfermeira. Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo – Coordenação de Epidemiologia e Informação/Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos – SINASC.

11h30 – 12h30 - Momento SINASC