PREFEITURA DE SÃO PAULO

M’Boi Mirim recebe nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h

Além de uma Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, outras mudanças na Atenção Básica da região visam ampliar e qualificar o atendimento à população

09/03/2018 16h20

O prefeito e o secretário municipal da Saúde, Wilson Pollara, inauguraram nesta sexta-feira (9) a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Vera Cruz, em M’Boi Mirim, na Zona Sul. Ela irá ampliar o atendimento e também proporcionar melhorias na Atenção Básica da região.

A UPA 24h é uma unidade de urgência e emergência, que atende sem agendamento. Estima-se que 90% dos problemas de saúde que chegam até essas unidades são resolvidos sem necessidade de encaminhar o paciente ao pronto-socorro de um hospital. O paciente pode até ficar em observação por um tempo, mas não fica mais que 24 horas na UPA. Dependendo do estado de saúde, ele é encaminhado a uma unidade de internação - um hospital - ou volta para a UBS onde continuará sendo assistido.

“As UPA, unidades que realizam atendimentos de urgência e emergência de baixa e média complexidade, também têm condições de prestar o primeiro atendimento para casos mais graves e, em seguida, encaminhar para hospitais referenciados”, explica Wilson Pollara, secretário municipal da Saúde.

A UPA Vera Cruz vai assumir os serviços que eram oferecidos pela AMA Jardim Capela, aberta 12 horas por dia, e por parte da UBS Integral Vera Cruz. Agora, ficam à disposição no mesmo complexo a UPA Vera Cruz, a UBS Vera Cruz (para atendimentos agendados), o Ambulatório de Especialidades/Hospital Dia M’Boi Mirim II e o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) Vera Cruz. Os profissionais que realizavam o pronto-atendimento na AMA do Jardim Capela foram transferidos para a nova UPA.

Além desta mudança, foi possível contratar mais uma equipe completa de Estratégia Saúde da Família (ESF), formada por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde, para a UBS do Jardim Capela, que agora passará a contar com um total de seis equipes. A unidade também vai receber uma equipe multiprofissional, com educador físico, nutricionista, psiquiatra, pediatra e dois assistentes sociais.

Já a UBS Vera Cruz, por sua vez, receberá, também, uma equipe de Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), para dar apoio no atendimento.

É importante destacar que não foi necessária realização de obras e nem de recursos extras para a unidade em questão: o Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” (Cejam), OSS que gerencia a unidade em parceria com a Prefeitura, realizou apenas pequenas adequações no prédio, como acréscimo de pontos de rede e tomadas e adaptação da recepção e espera, conforto médico, acolhimento e das salas de vacina, de coleta, da assistente social e da administração.

Ampliação de ESF

Outras unidades de saúde do distrito do Jardim Ângela, como as UBS Cidade Ipava e Chácara Santa Maria, também vão ganhar novas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF): duas equipes para a primeira e uma para a segunda UBS. Já a UBS Jardim Nakamura recebe uma nova Equipe de Saúde Bucal (ESB), passando a contar agora com duas equipes que prestam este tipo de serviço.

“As mudanças visam única e exclusivamente a ampliação dos serviços e melhoria no atendimento à população da região e foram amplamente debatidas e aprovadas entre os conselhos gestores de saúde, gerentes das unidades de saúde e representantes das comunidades da região”, afirma Marco Antonio Carvalho de Lima, coordenador regional de saúde da região Sul.