Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Sexta-feira, 5 de Janeiro de 2018 | Horário: 16:56

Profissionais da Sudeste concluem Curso de Especialização em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências

Iniciativa foi promovida pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa/ Hospital Sírio Libanês (IEP/HSL) em parceria com o Ministério da Saúde

Por Rosângela Rosendo

O conhecimento científico contribui para melhorar os resultados e a sustentabilidade dos sistemas de saúde, bem como a tomada de decisões de políticas públicas. A partir dessa perspectiva, um grupo de profissionais de diversos setores da Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste, juntamente com representantes de CARS Sudeste e Norte, SMS.G, CRS Norte e Hospital do Servidor Público, apresentou o trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências (ESPIE).

O processo de formação ocorreu em 2017 e foi promovido pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa/Hospital Sírio Libanês (IEP/HSL), em parceria com o Ministério da Saúde. O objetivo do curso é desenvolver a competência para a qualificação do processo de decisão em saúde, por meio da apreensão de novos conhecimentos, habilidades e atitudes, de modo a ampliar o protagonismo de cada um no apoio à decisão e contribuir com a garantia do acesso e o atendimento às necessidades dos usuários dos sistemas públicos de saúde.

Concluíram o curso Espie pela região Sudeste: Celso Galhardo Monteiro e Francis da Silva Fernandes, da CRS Sudeste; Edna Alves, da Supervisão Técnica de Saúde (STS) Jabaquara/Vila Mariana; Thais Helena Lazaro, da STS Ipiranga; Miyuki Roberta dos Santos, da Supervisão de Vigilância em Saúde Penha; Maria Cristina Vilela, do CRT Aids; Marisa Beraldo, da SMS.G; Claudia Rodrigues Batista Alves, do CARS Sudeste; Sandra Favaro, do CARS Norte; Susana Gualda de Freitas Rodrigues, do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) e Ana Maria Lima Vieira, da CRS Centro.

Concluintes do curso ESPIE pela região Sudeste posam para a foto

Projeto Aplicativo

Durante a especialização, os participantes do ESPIE formaram três grupos – Grupo Afinidade, Grupo Diversidade e Equipe Diversidade. A CRS Sudeste integrou o Grupo Afinidade, com a tarefa de desenvolver um Projeto Aplicativo, que visa contemplar a seleção, a pactuação e a caracterização de um problema, bem como a formulação de uma proposta de intervenção.

O projeto ‘Proposta de Reestruturação do Acesso aos cuidados continuados para usuários da Unidade Básica de Saude BS Dr. Eduardo Romano Reschilian, na região do Ipiranga, buscou qualificar o atendimento a partir da ampliação do acesso aos cuidados continuados, com destaque para a inclusão de Classificação de Risco no processo de acolhimento.

Segundo o grupo, o trabalho corrobora com as diretrizes da Secretaria Municipal de Saúde, bem como com a proposta de restruturação da Rede de Atenção à Saúde (RAS) da CRS Sudeste, por meio de projeto piloto na Supervisão Técnica de Saúde Sudeste Ipiranga.

Parcerias

O ESPIE ainda faz parte do projeto do HSL de Apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS) e do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) do triênio 2015-17. Também são parceiros nesse trabalho o Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS e o Observatório Ibero-Americano de Políticas e Sistemas de Saúde – OIAPSS.

 

 

 

collections
Galeria de imagens