Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Quinta-feira, 28 de Dezembro de 2017 | Horário: 14:47

CECCO Vila Guarani comemora 25 anos de existência

Unidade festejou o aniversário junto com usuários nos dias 12,13 e 14 de dezembro

Por Camila Mayume / Rosângela Rosendo

Para comemorar seus 25 anos de existência e de muito trabalho dedicado à promoção da saúde e qualidade de vida, o Centro de Convivência e Cooperativa (CECCO) Vila Guarani, na região da Supervisão Técnica de Saúde Vila Mariana Jabaquara, preparou uma programação especial de aniversário junto com os usuários e trabalhadores, nos dias 12, 13 e 14 de dezembro.

No dia 12, a unidade de saúde, que já realiza diversas ações educativas e de integração, com destaque para a Economia Solidária, arte, música, esporte, danças corporais e seniores, práticas integrativas e complementares de saúde, iniciou as comemorações com a apresentação do Grupo de Canto da unidade, seguido do Projeto Embelezamento do CECCO. Quem participou da festa ainda conferiu uma partida de futebol amistoso e uma mostra de fotos e vídeos sobre os 25 anos da unidade.

Já no dia 13, houve encontro de danças e a apresentação do Projeto Olga Kos-Rastros: Movimentos em Cor, que utiliza a arte e a dança como estímulos à ampliação e à manutenção das capacidades funcionais das pessoas, de modo a promover a inclusão e a saúde socialmente e ir socialmente promovendo a saúde.

Para completar, no dia 14, os convidados para o aniversário puderam participar do encontro de Práticas Integrativas Corporais, de um grande baile ao som de música dos anos 60, 70 e 80, e cantar parabéns para a unidade.

Equipe do CECCO Vila Guarani comemora 25 anos de existência da unidade

Saúde mental

Para a gerente do Centro de Convivência, Fátima Fernandes Bíscaro, o CECCO é um espaço criativo e de encontro de pessoas. “O trabalho na unidade possibilita aos usuários uma ressignificação do ‘estar no mundo’”, destaca. Inaugurado no dia 26 de setembro de 1992, o CECCO Vila Guarani é um equipamento de saúde da Rede de Atenção Psicossocial (RAP), composto por uma equipe multiprofissional.

Durante todos esses anos, a unidade manteve o compromisso com a saúde mental e a inclusão de usuários em situação de vulnerabilidade social. Além disso, tem buscado ampliar, dispor e articular os pontos de atenção à saúde para pessoas com sofrimento, transtorno mental, inclusive com necessidades decorrentes do uso de substâncias químicas, como o álcool e outras drogas.

collections
Galeria de imagens