Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Terça-feira, 12 de Setembro de 2017 | Horário: 17:41

Psicologia tem papel fundamental na promoção da saúde no SUS

Complementando outras áreas, a psicologia contribui para a resolução de casos ensinando o paciente a lidar com traumas e crises pessoais

Por Taynara Carmo

Inserida nas Unidades Básicas de Saúde no início da década de 80, a psicologia passou a ser oferecida à população como um complemento essencial para todas as outras áreas da saúde pública. “A visão da psicologia no SUS contribui para vermos o ser humano como um todo e não em partes como se não houvesse relação entre elas”, explica o psicólogo Edney Gomes, que trabalha na UBS Chácara Santana, zona Sul da capital.

Atuando diretamente na rede de saúde pública há três anos, Gomes conta que escolheu a área pela possibilidade de trabalhar com o emocional das pessoas e da necessidade de se colocar no lugar do outro para compreender seus motivos.

Contribuindo com ações voltadas à comunidade, e trabalhando na UBS com uma equipe multiprofissional, ele fala da importância da psicologia na promoção em saúde do SUS: “O olhar do psicólogo pode ajudá-lo a fazer intervenções que despertam o potencial do paciente para reconhecer os seus recursos para atuar na família e, consequentemente, na comunidade, sendo o protagonista da sua própria história”.

A UBS Chácara Santana promove diversos grupos terapêuticos destinados a pessoas que enfrentam diferentes conflitos. Desde o Grupo de Terapia Comunitária, que visa suavizar o sofrimento de conflitos emocionais, até o Grupo de Saúde do Trabalhador, em que a atenção é voltada à saúde dos profissionais da unidade que atuam diretamente com os pacientes.

27 de Agosto – Dia do Psicólogo

A data marca a homenagem ao profissional que cuida, orienta e ensina o ser humano a lidar com traumas e crises pessoais. Na zona Sul, 60 psicólogos atuam nas Unidades Básicas de Saúde, colaborando na atenção integral à população do território.

“O contato com o ser humano, a resolução de situações que não se podem quantificar, e o retorno positivo da pessoa que está sendo atendida como se tivesse conseguido organizar as ideias e encontrado a raiz do que estava causando o seu sofrimento, é o mais gratificante em meu trabalho como psicólogo da UBS”, diz Edney Gomes, para quem a psicologia ajuda a ampliar a visão dos casos.

 

collections
Galeria de imagens