Programa Municipal de Combate ao Tabagismo ajuda paciente a largar o cigarro

Aproximadamente 284 unidades de saúde de São Paulo oferecem acolhimento e tratamento para quem quer vencer o vício, com aproximadamente 9250 usuários já atendidos pelo programa

Por Marie Serafim
(com informações da Escola Municipal de Saúde)

Celebrado anualmente em 29 de agosto, o Dia Nacional de Combate ao Fumo nasceu com o intuito de sensibilizar e conscientizar a população, por meio de ações dentro do território brasileiro, para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

O fumo, por exemplo, é responsável por 90% das mortes por câncer de pulmão e por outros tipos de tumores como o de boca, o de pâncreas, o de bexiga, o de colo de útero, entre outros. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a morte decorrente por tabagismo é evitável, portanto, combatê-lo é fundamental.

Em São Paulo, esse enfrentamento é feito regularmente via Atenção Primária e já são 284 unidades de saúde preparadas para realizar o acolhimento e o acompanhamento da cessação do consumo do tabaco, sendo que 99 delas ficam na região da Coordenadoria Regional de Saúde Sul, nos distritos de Campo Limpo, Capela do Socorro, Cidade Ademar, M’boi Mirim, Santo Amaro e Parelheiros.

O tratamento oferecido nas unidades segue as diretrizes do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) e inclui desde a avaliação clínica até terapia medicamentosa, se houver necessidade. Baseadas na abordagem cognitivo-comportamental, as sessões em grupo ou individuais são coordenadas por profissionais de saúde de nível superior e, nos encontros, são abordados temas que levam o usuário a compreender o motivo que o leva a fumar, os riscos deste consumo, os benefícios de parar de fumar e até como prevenir as recaídas.

Além disso, a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS-SP), por meio da Coordenação da Atenção Primária à Saúde e da Escola Municipal de Saúde, oferece, desde 2016, a “Capacitação para a Cessação do Tabagismo e Implantação do Programa na Rede de Atenção à Saúde do SUS”, voltada aos profissionais de saúde para prevenção do tabagismo, identificação e tratamento do tabagista e qualificação do cuidado. O curso utiliza a plataforma MOODLE, e disponibiliza o material didático no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Após a conclusão, os profissionais podem implantar o PNCT nas regiões que ainda não possuem o programa e também monitorar aquelas em que ele já funciona. Somente na Região Sul da capital 105 profissionais já participaram dessa formação. Desde o seu lançamento, o programa já atendeu 9250 usuários.

A vida com (e longe) do tabagismo

Uma pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico – VIGITEL, do Ministério da Saúde, que é responsável pela vigilância de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil, revela que entre 2006 e 2016 o número de fumantes caiu de 15,7% para 10,2%.

A pesquisa aponta que os homens fumam mais do que as mulheres independentemente da escolaridade: com até oito anos de estudo, eles fumam 17,5%, e elas 11,5%; e com doze anos e acima disso, eles diminuem a frequência do hábito de fumar em 9,1% e elas em 5,1%. 

Márcio Roberto dos Santos, 34 anos, e Maria Aparecida de Souza, 50, fazem parte dessa estatística. Eles participaram do Grupo de Tabagismo da Unidade Básica de Saúde (UBS) Paraisópolis II, no Campo Limpo, no primeiro semestre deste ano, e conseguiram parar de fumar.

Santos, que fumava desde os 15 anos de idade, notou claramente o resultado da cessação do vício, em seu corpo, sua vida: “Antes de parar de fumar, era bem complicado, mesmo não sendo tão velho, eu transpirava muito para subir uma ladeira, sentia falta de ar e dores nas pernas e musculares”, descreve. “Além disso”, continua ele, “gastava R$ 300 por mês com os cigarros, pois consumia, em geral, um maço por dia”.

Incentivado por sua esposa e por sua filha, ele começou a participar das reuniões do grupo. “Daí em diante, tudo melhorou bastante em minha vida. Não sinto mais dores nas pernas como sentia antes, não fico mais ofegante, tudo isso passou. E até mesmo a minha convivência com os meus colegas de trabalho ficou mais saudável, porque eu era o único que fumava na empresa, e sentia que isso incomodava, devido ao cheiro que ficava na roupa e em muitas outras coisas, pois para quem não fuma é muito complicado sentar perto de um fumante, acaba incomodando”, admite ele.

O dinheiro que Santos gastava com o vício em cigarro foi revertido para uma poupança em nome da filha de 11 anos e para gastos com outros itens de primeira necessidade.

Assim como Santos, Maria, que começou a fumar aos 16 anos, também sentia dores nas pernas, cansaço, além de dormir e comer mal. “Eu levantava da cama já acendendo o cigarro. Eu gastava cerca de R$ 60 por mês e consumia entre cinco e oito cigarros por dia; porém, quando a ansiedade aumentava, chegava a fumar um maço inteiro”, contabiliza ela.

Segundo ela, muita coisa melhorou depois que largou o vício, principalmente o fim do cheiro do cigarro nas roupas, nos cabelos e no ambiente. “Agora tenho bem mais disposição, durmo e como melhor, e as dores nas pernas também melhoraram”. O despertar e a adesão de Maria ao tratamento aconteceram depois de perder entes queridos por complicações derivadas do cigarro – câncer e insuficiência pulmonar.


Relembre a matéria do Grupo de Tabagismo da UBS Paraisópolis II
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/noticias/?p=238183

Contribuições da auriculoterapia no combate ao tabagismo

Para fortalecer ainda mais o tratamento, algumas unidades estão inovando e agregando novos métodos ao programa de antitabagismo, como o uso de técnicas de meditação, relaxamento, auriculoterapia e outras Práticas Integrativas e Complemantares (PICs).

A UBS Jardim Magdalena incorporou, neste segundo semestre, a técnica de auriculoterapia ao tratamento do tabagismo. Similar à acupuntura, na auriculoterapia são usados sementes ou cristais no lugar de agulhas, para tratar diversos sintomas físicos e psicológicos através de vasos e canais situados na orelha.

De acordo com Elisa Bonfim Boni, fisioterapeuta, os resultados positivos advindos com o uso da técnica aconteceram rapidamente: “Uma paciente, mesmo antes de começar a tomar a medicação, parou de fumar só com a auriculoterapia, e estamos indo para a quarta sessão do grupo, num total de oito”.

Outro caso de sucesso mencionado pela profissional foi o de uma paciente que reduziu os quatro maços de cigarro que fumava por dia para um maço/dia. “Acredito que eles podem, sim, parar de fumar com a ajuda da auriculoterapia”.

Segundo Elisa, em geral são trabalhados na técnica os seguintes pontos: o do pulmão, o de Shenmen, cuja função energética é ajudar a diminuir a ansiedade, o do fígado e do rim, e o simpático.

O grupo, composto por dezesseis pacientes, ainda terá outros encontros até outubro; após a quarta sessão, sua periodicidade será quinzenal. Em novembro será formada uma nova turma, mas o participante que sentir que ainda precisa de mais ajuda para deixar o tabaco poderá continuar participando das reuniões. As inscrições são feitas na própria Unidade Básica de Saúde Jardim Magdalena.

Serviço
UBS Jardim Magdalena
Rua Vitoriano Palhares, 221

O que diz a lei?

Em 1986 foi criada a Lei Federal de no 7.488 que instituiu o Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado anualmente em 29 de agosto, para “alertar a população contra os malefícios advindos com o uso do fumo”. Há, ainda, a lei federal no 12.546, aprovada em 2011 e regulamentada em 2014, que proíbe fumar em locais de uso coletivo, públicos e privados e fechados; antes dela oito unidades da federação já tinham normas próprias para tratar o tema, como o Estado de São Paulo que foi o primeiro do país a adotar lei antifumo específica, em 2009.

Capela do Socorro celebra o Dia Nacional de Combate ao Fumo

No Dia Nacional de Combate ao Fumo algumas UBSs do distrito de Capela do Socorro vão intensificar as ações voltadas à conscientização a respeito dos malefícios do tabaco. A programação envolve atividades como palestras, orientações, feiras de saúde, avaliações bucais, entre outras.
Confira abaixo:

UBS Chácara do Conde
Dia: 29/08
Ação – Palestras educativas na unidade; avaliação odontológica para rastreamento de câncer bucal; mesa temática com alertas sobre as doenças provocadas pelo tabaco.

Dia: 30/08
Ação – Grupo de Tabagismo: capacitação de pacientes para atuarem como multiplicadores na comunidade.

UBS Jardim Novo Horizonte
Dia: 28/08 a 01/09
Ação – Orientação em sala de espera (ACS); intensificação da divulgação do próximo Grupo de Tabagismo com início a partir de 1º/09.

Dia: 31/08
Ação – Atividade externa: prevenção para crianças e adolescentes com o CCA Novo Horizonte.

UBS Alcina Pimentel
Dia: na semana do dia 29/08
Ação – Os integrantes da equipe de antitabagismo abordarão fumantes na fila de espera da balsa da Ilha do Bororé, para alertar sobre os malefícios do tabaco e apresentar os “kits fissura”, saquinhos contendo cravos e frutas secas para ajudar o fumante a controlar a vontade de fumar.

UBS Vila da Paz
Dia: na semana do dia 29/08
Ação: Ações no CCJ e em salas de espera voltadas ao combate ao tabagismo e à entrega de panfletos e mídia visual, com a participação de enfermeiras, médica, dentista, farmacêutica e auxiliar de enfermagem.

Temas:
• Divulgação do grupo de tabagismo realizada na UBS;
• Conscientização e malefícios do cigarro;
• Saúde bucal X tabagismo;
• Malefícios do Narguilé e do cigarro eletrônico.

UBS Vila Natal
Dia: 29/08 e no decorrer da semana
Ação:
• Entrega de folhetos informativos e orientação verbal sobre os malefícios do tabagismo para fumantes ativos e passivos, os benefícios de parar de fumar, e divulgação do Grupo de Tabagismo da unidade, nos espaços de espera e nos grupos terapêuticos que ocorrerem na semana.
• Ação na Escola Estadual Herbert Baldus: palestra sobre o tabagismo e seus malefícios para os estudantes adolescentes, em data ainda a ser confirmada com a escola.
• Feira de Saúde no dia 30 de setembro com a presença dos profissionais das UBSs Vila Natal e Chácara do Conde, para pacientes de ambos os territórios. Na ocasião, os farmacêuticos das unidades falarão sobre o tabagismo e seus malefícios para a saúde.

UBS Jardim Mirna
Dia: 28/08 a 31/08
Ação – Realização de atividades na sala de espera da UBS/AMA Integrada Jardim Mirna, com orientação sobre os malefícios do tabaco, que inclui uma enquete e uma dinâmica com os pacientes, com uma hora de duração; após, serão disponibilizadas vagas para os próximos Grupos de Tabagismo.

AMA/UBS Integrada Jardim Alfredo
Dia: 29/08
Ação – Orientações de prevenção e combate ao consumo de tabaco nos grupos de coluna, de pais e filhos, no limite e de hábitos saudáveis, que fazem atividades nessa data, com proposta de encaminhamento para o grupo de tabagismo.