Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Segunda-feira, 21 de Agosto de 2017 | Horário: 17:52

Encontro da Assistência Farmacêutica da CRS Norte

Evento reuniu farmacêuticos das supervisões da Zona Norte para apresentar trabalhos realizados nas unidades

Texto/Foto por Isabella Jarrusso

O trabalho de um farmacêutico consiste em zelar pela saúde e bem-estar da população, prestando assistência farmacêutica, promovendo o uso correto e racional dos medicamentos na promoção à saúde dos usuários.

Para destacar a importância desse trabalho, a Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRSN) realizou no dia 18/08, no auditório da APCD, um encontro com farmacêuticos das Supervisões de Saúde da região Norte para mostrar as ações realizadas nas Unidades Básicas de Saúde, sendo que algumas delas já foram apresentadas durante a Semana do Uso Racional de Medicamentos e serviram para orientar os pacientes como usar corretamente os remédios.

O evento foi administrado pela farmacêutica da assessoria técnica da CRS Norte, Regina Maria Barbosa Chain, que durante o evento esclareceu dúvidas e enfatizou a importância dos projetos apresentados pelas Supervisões. “Estou feliz com os trabalhos aqui mostrados pelos farmacêuticos da Norte. É necessário que essas experiências fiquem como exemplos de propostas, para aqueles que querem fazer a diferença em seu trabalho”, disse ela.

Um dos principais objetivos do Encontro foi trocar experiências inspiradas na promoção à Saúde. “É bem interessante essa reunião para a gente conhecer outros profissionais; precisamos nos unir, entender a realidade de cada região e ampliar o nosso conhecimento para que possamos melhorar sempre“, disse Tatiana Ferrer, farmacêutica da UBS Aldeia Indígena Kwaray Djekupe, que foi um exemplo entre as apresentações. Ela compartilhou como é o trabalho com os usuários indígenas que carregam sua própria cultura e integram a medicina da unidade e também da aldeia.

“É importante conhecer a forma de cada um trabalhar e saber que não é algo padronizado, acabamos sempre ganhando com isso, pois podemos incorporar esses trabalhos em nosso cotidiano”, disse Caroline Rodrigues de Souza, farmacêutica da UBS City Jaraguá e UBS Elísio Teixeira Leite, uma das palestrantes do evento.

Os destaques das Supervisões

A Supervisão Freguesia do Ó/ Brasilândia apresentou o projeto Grupo Bem-Estar que realiza diversas atividades físicas ajudando na saúde dos usuários e o “Bem Estar News”, um jornal quinzenal que publica informações sobre saúde. Também foi apresentado o método Gestão Autônoma de Medicação, responsável pela parte estratégica, que ajuda os profissionais de saúde a ganharem a confiança do paciente e, assim, ensiná-los a usar de maneira correta os medicamentos.

A Supervisão Vila Maria/ Vila Guilherme falou sobre o cuidado farmacêutico com pacientes no pós-cirúrgico (RHC/Hospital Dia Vila Guilherme) e a inclusão do farmacêutico na Equipe Multiprofissional para o Atendimento Domiciliar em Atenção Primária realizada pela UBS Vila Sabrina.

A Supervisão de Pirituba/ Perus abordou os testes rápidos nas UBS’s e falou sobre os projetos “Traços e Trajetos” para pacientes da saúde mental e “Pavio Curto” que buscam a promoção da saúde para adolescentes.

Já a Supervisão Santana/Tucuruvi mostrou os trabalhos da UBS Vila Aurora na conscientização sobre os riscos da automedicação realizada na Semana do Uso Racional de Medicamentos e ressaltou a importância do trabalho farmacêutico.

Finalmente, a Supervisão Casa Verde/ Cachoeirinha apresentou a UBS Casa Verde na realização do teste rápido Sífilis/ HIV; no auxilio da farmácia ao Programa AMG (Automonitoramento Glicêmico); e as atividades desenvolvidas por farmacêuticos em CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) da região.

collections
Galeria de imagens