Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Segunda-feira, 21 de Agosto de 2017 | Horário: 15:16

CTA Guaianases realiza testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C em centros de acolhida

Ação de prevenção volta a acontecer no serviço emergencial nesta quarta-feira (23).

Por Thiago Pássaro

A equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Guaianases, na zona Leste de São Paulo, realiza nesta quarta-feira (23) testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C no Centro de Acolhida Emergencial "Oblatos de Assis da Imaculada Conceição", local que abriga pessoas em situação de rua. É a segunda ação deste tipo por parte dos profissionais do CTA neste espaço. A primeira ocorreu no último dia 19 de julho, das 16h às 18h30. Na oportunidade, 21 pessoas foram atendidas e mais de 80 exames rápidos realizados. Além dos testes, a equipe também disponibilizou ao serviço um display para retirada gratuita de camisinhas.

O Centro de Acolhida Emergencial foi inaugurado no dia 20 de maio, com capacidade de 320 leitos para homens e mulheres. A ideia é oferecer uma alternativa de abrigo nessa época mais fria do ano. A previsão é que o serviço funcione durante seis meses.

“Durante esse período, pretendemos fazer ações de prevenção pelo menos uma vez por mês. São populações que encontram dificuldades de acesso aos serviços de saúde, bem como a informações e a insumos de prevenção, tornando-as mais vulneráveis para a questão do HIV”, justifica Eliane Aparecida Sala, gerente do CTA Guaianases.

Além do centro emergencial, a equipe do CTA já faz de HIV, sífilis e hepatites B e C em outro centro de acolhida da região, o do Lajeado, há cerca de dois anos. O serviço é fixo e conta com 50 leitos para usuários homens. O local também conta com um display para distribuição de camisinhas, e as visitas dos agentes e dos profissionais acontecem a cada dois ou três meses, de acordo com a necessidade.

“Só entre agosto de 2015 e novembro de 2016, realizamos no Centro de Acolhida do Lajeado testagens rápidas e aconselhamentos com 130 homens”, conta a gerente.

A equipe do CTA planeja voltar ao espaço no próximo mês. O Centro de Acolhida do Lajeado fica na rua Cruz do Espírito Santo, 1162. O centro emergencial está na rua Chapada da Diamantina, 328.

collections
Galeria de imagens