PREFEITURA DE SÃO PAULO

Palestra no Hospital Vila Nova Cachoeirinha abordou o uso do DIU – Dispositivo Intrauterino

Tocoginecologista do Hospital explicou o funcionamento do método contraceptivo

11/08/2017 17h31

Por Aline Oliveira

O “Uso do DIU pós-parto imediato e pós-curetagem por abortamento” foi tema de palestra ministrada no Hospital Municipal e Maternidade Dr. Mário de Moraes Altenfelder Silva - Vila Nova Cachoeirinha (HMEC), da Coordenadoria Regional de Saúde Norte, realizada pelas gerências Assistênciais Obstétrica e Ginecológica, no dia 04/08.

A palestrante foi a Dra. Karina de Falco Martins, tocoginecologista do HMEC, que explicou como funciona o método contraceptivo dispositivo intrauterino. “O DIU nada mais é que um dispositivo em formato de "T" cilíndrico, inserido no útero, que dificulta a ascensão dos espermatozóides à trompa uterina, devido à reação inflamatória local oriunda de alterações bioquímicas e morfológicas provocadas pelo cobre”, explica a médica.


Existem basicamente dois tipos de DIU: o mais antigo (de cobre), e o hormonal (Mirena). As Unidades Básicas de Saúde da Região Norte utilizam o de cobre. Segundo a doutora Cristina Rama, ginecologista da Assessoria Técnica da CRSN, o DIU é uma das opções consideradas bem seguras para prevenir a gravidez. “Infelizmente, por desconhecimento da população, muitas vezes a mulher é desencorajada a optar por esse método, perdendo, assim, a oportunidade de tentar utilizá-lo e verifica sua adaptação a ele”, explica Dra. Cristina Rama, ginecologista da assessoria técnica da CRSN.


Uma oportunidade é a inserção do DIU no parto, logo após o nascimento do bebê e a saída da placenta, ou também após a curetagem, quando as mulheres sofreram um aborto. A inserção do DIU nestas duas situações já ocorre em outros países com sucesso. No município de São Paulo, a Maternidade da Vila Nova Cachoeirinha Mário de Moraes Altenfelder Silva é uma das pioneiras.


A CRSN, através da Assessoria da Saúde da Mulher, vem capacitando profissionais das UBSs para formar grupos educativos em Planejamento Familiar, de forma que possam transmitir informações sobre os métodos de anticoncepção naturais, de barreira, hormonais e definitivos, para o usuário poder decidir com mais segurança qual método é a melhor escolha para o seu caso.


“O DIU de cobre é um método de barreira de fácil colocação e pode ser retirado no momento em que a paciente solicitar. A maioria das maternidades da Região Norte já faz a colocação do dispositivo no pós-parto ou pós-aborto, ajudando, assim, a evitar uma gravidez indesejada”, diz Dr. José Joaquim, ginecologista da Assessoria Técnica da CRSN, que faz o procedimento.

Para saber mais sobre o DIU e outros métodos contraceptivos acesse:

https://alomae.prefeitura.sp.gov.br/dispositivo-intra-uterino-diu/