O Centro de Referência em Homeopatia oferece meditação à população

Autocuidado, relaxamento e equilíbrio são alguns dos benefícios que a atividade proporciona para os adeptos da prática de meditação

Por Camila Mayume / Rosângela Rosendo
Edição Cármen Ludovice / Laura Yoko

“Aprendi a contar até dez relaxando”. Com esta afirmação, alguns usuários enfatizam os benefícios à saúde conquistados por meio da prática regular da meditação oferecida pelo Centro de Referência em Homeopatia, Medicinas Tradicionais e Práticas Integrativas em Saúde (CRHMTPIS) Bosque da Saúde, na região da Vila Mariana/Jabaquara. Além de proporcionar estado de paz interior e tranquilidade, segundo os instrutores da unidade, a meditação ensina a trabalhar a técnica da respiração, concentração e a manter o autocontrole.

Grupo de usuários e trabalhadores da unidade fazendo meditação

Implantada na unidade em 2016, a atividade inicialmente era destinada para trabalhadores do SUS que mais tarde poderiam dar aulas para usuários em outros equipamentos. Atualmente, as aulas são realizadas todas as terças e quintas-feiras pela manhã, divididas em dois grupos com dois professores voluntários.

A gerente da unidade, Satiko Minami, explica que durante as aulas os profissionais aplicam textos que auxiliam na interação com o grupo e orientam cada participante a respirar corretamente, e como contar de zero a dez. “É nesse momento que as pessoas trocam ideias e conversam sobre coisas em comum. Além disso, o grupo promove o acolhimento, a criação de vínculo com a unidade, estimula o relaxamento, o bem-estar interno dos participantes, que ainda exercitam o lado físico, o equilíbrio e o autocuidado”, explica a gerente.

Em alguns casos, Satiko lembra que as pessoas atendidas em consulta de Homeopatia e ou em sessão de Acupuntura na unidade são aconselhadas a fazer uso da meditação para cuidar da parte emocional, da depressão, diminuir a ansiedade e trabalhar o autocuidado. “Mas os usuários podem vir à unidade com encaminhamento de outros médicos, que recomendam praticar exercícios físicos ou se integrarem a algum grupo de PICS”, orienta Satiko.

Para o interlocutor da área técnica das Práticas Integrativas Complementares de Saúde (PICS) da Supervisão Técnica de Saúde (STS) Vila Mariana/Jabaquara, o psicólogo Ney Alvarez, tanto a meditação como outras práticas orientais, como por exemplo, Tai Chi Chuang e Liang Gong, oferecem uma série de melhorias à vida dos usuários como o autoconhecimento. “De modo geral são formas e técnicas de deixar as pessoas mais apropriadas de si próprias, de aperfeiçoar os valores da vida. No fundo, é uma arte de conviver e que complementa a medicina tradicional e também se integra a ela”, analisa Ney.

Praticantes ressaltam o autocontrole e autoconhecimento

Maria Amélia dos Santos Pereira, que trabalha na recepção do CRHMTPIS, foi uma das primeiras a participar do curso de meditação na unidade para trabalhadores. Atualmente, além de dar apoio na realização de outras práticas integrativas no local, como Liang Gong, dança circular e I Qi Gong, ela é voluntária na aplicação da meditação. “As aulas me ajudaram muito a lidar com minhas angústias e também a me acalmar, principalmente diante de problemas. Às vezes estamos tão ansiosos e angustiados diante de uma situação que não conseguimos enxergar uma saída. Mas com a meditação, você passa a aceitar o momento que está vivendo, sem ansiedade, aprende a respirar, acalmar a mente para encontrar uma solução”, relata. Como sugestão para enfrentar as adversidades do dia, a recepcionista ensina a contar de um a dez. “Se algum pensamento atrapalhar a contagem, você volta e começa de novo, e de novo, e de novo. Funciona”, orienta.

Maria Amelia e Satiko Minami

A paciente Fátima Maria Sibata, de 60 anos, também relata que sempre foi uma pessoa agitada, perfeccionista e ansiosa e, por uma série de fatores, acabou desenvolvendo um quadro depressivo. “Com a depressão, outras doenças foram surgindo. Mas quando comecei a praticar a aula de meditação foi a melhor coisa que fiz. No começo tive dificuldades de contar até dez como ensinam, mas com o tempo foi passando. Consegui manter a calma, fazer a contagem e focar no que estou fazendo naquele momento. Quando não estou na unidade, pratico a meditação em casa, lendo, respirando corretamente. Procuro ficar mais concentrada”, completa Fátima.

Serviço

Aula de meditação no Centro de Referência de Homeopatia, Medicinas Tradicionais e Práticas Integrativas em Saúde Bosque da Saúde
Horários: terças e quintas-feiras, às 9h
Rua João Baptistussi, 55, Vila Mariana