Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Quarta-feira, 19 de Julho de 2017 | Horário: 16:18

CER II Tucuruvi realiza festa julina para promover a integração de usuários e funcionários

O Arraial foi planejado como uma ferramenta de inclusão e instrumento complementar ao tratamento dos pacientes

Texto/foto Isabella Jarrusso

Ninguém resistiu à quadrilha no CER II Tucuruvi.

Por meio da Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRSN), o Centro Especializado em Reabilitação da Pessoa com Deficiência Intelectual e Física Tucuruvi (CER II Tucuruvi) juntamente com o Programa da Pessoa com Deficiência Tucuruvi (APD Tucuruvi) realizaram uma Festa Julina na unidade do CER II Tucuruvi. Participaram da festa funcionários e usuários dos Programas PAI Santana, CAPS Infantil Santana, CAPS Adulto Mandaqui, APD Jaçanã e APD Carandiru.

“Essa festa teve enfoque na valorização da pessoa, na melhora da sua autoestima e na ajuda para o enfrentamento das barreiras e dificuldades vividas em seu dia a dia”, disse, disse Lílian Cozzolino, gerente do CER II Tucuruvi.

O arraial da inclusão

Promover a convivência entre funcionários e usuários das várias unidades de saúde e a integração dos serviços da rede foram alguns dos objetivos do arraial. Essas atividades foram planejadas como uma ferramenta de inclusão e instrumento complementar ao tratamento terapêutico.

“O acolhimento é maravilhoso, o tratamento da minha mãe teve uma evolução impressionante, principalmente pela integração e as atividades que eles realizam”, diz a aposentada Eleuza da Silva, que sempre traz a sua mãe, Alice da Silva de 83 anos, para consultas no CER.

O CER II foi todo decorado com bandeirinhas, imagens de fogueiras e chapéus caipiras. Houve, ainda, brincadeiras típicas da festa, como a pescaria e a boca do palhaço e uma quadrilha, a dança mais tradicional das festas juninas, que teve a participação de todos os presentes.

“Eu nem sabia que teria uma festa hoje, mas isso animou o meu dia. O acolhimento dado pelos profissionais do CER e essas atividades divertidas ajudam muito no cotidiano de todos que têm algum tipo deficiência”, disse a usuária Fátima Pereira dos Santos Vigueira, que participou do arraial após uma consulta médica.

Oque é e para que serve o CER

O Centro Especializado de Reabilitação (CER) que integra o programa do governo federal “Viver Sem Limite” e compõe a rede de cuidados à pessoa com deficiência oferece serviços de reabilitação a portadores de deficiência, para que possam atingir o maior nível de independência física e funcional possível.
Há três tipos de CER, o II, o III e o IV, cujos números correspondem à quantidade de modalidades de reabilitação oferecidas: física, intelectual e autismo, visual, auditiva.

Neles atuam equipes multidisciplinares compostas por fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicólogo, assistente social, enfermeiro e médico.

A equipe do CER, em conjunto com o usuário, seus familiares e acompanhantes desenvolve ações de reabilitação, conforme a necessidade de cada paciente. O atendimento pode ser individual, em grupo e em oficinas terapêuticas.

collections
Galeria de imagens