Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Quarta-feira, 19 de Julho de 2017 | Horário: 12:49

Curso qualifica profissionais para prevenir e tratar feridas na casa do paciente

Treinamento para profissionais de saúde realizado na CRS Norte contou com a participação de integrantes da EMAD – Equipe Multiprofissional de Atendimento Domiciliar

Por Aline Oliveira

A Secretaria Municipal de Saúde ofereceu no dia 18/07 a capacitação “Prevenindo e Tratando Feridas no Atendimento Domiciliar” para as equipes de atendimento domiciliar da Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRSN). Um dos objetivos do treinamento é qualificar os profissionais para avaliação, prevenção e tratamento de lesões de pacientes acamados, cuja programação inclui maneiras corretas de tratar infecção de lesão no domicílio, conceito, epidemiologia e fatores que interferem na cicatrização das lesões, entre outros procedimentos.

Realizado de forma presencial, o curso contou com aula expositiva e interativa e discussão de casos tratados ou em tratamento pelas equipes participantes.

O que são e o que fazem as EMADs

As Equipes Multiprofissionais de Atendimento Domiciliar (EMADs) são constituídas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas que trabalham levando o atendimento às casas de pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica.
Além delas, existem as EMAPs – Equipes Multiprofissionais de Apoio compostas por assistente social, fonoaudióloga, nutricionista, dentista, psicólogo, farmacêutico e/ou terapeuta ocupacional.

A Coordenadoria Norte conta com sete EMADs e três EMAPs em seu território. Em 2016, elas realizaram aproximadamente 54 mil visitas domiciliares.

Programa Melhor em Casa

Criado pelo governo federal, o programa Melhor em Casa consiste em levar o atendimento médico às casas de pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas, ou para quem a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento. O serviço pode ser substituto ou complementar ao tratamento do paciente.

O cadastro para participar do programa é feito na própria unidade de saúde ou por agentes de saúde.

Para saber mais acesse:
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/nupes/index.php?p=12923

 

collections
Galeria de imagens