Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Terça-feira, 18 de Julho de 2017 | Horário: 11:39

CRS Norte realiza curso de Saúde Reprodutiva

O objetivo do curso é capacitar os profissionais das Unidades Básicas de Saúde em planejamento familiar

Por Isabella Jarrusso

A Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRSN) realizou em sua sede o primeiro encontro do programa de capacitação sobre saúde reprodutiva para os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Ministrado pelo doutor José Joaquim Rodrigues Filho, assessor técnico da CRSN, a primeira aula do curso abordou a importância dos planejamentos familiar e estratégico e como os profissionais da saúde podem formar grupos educativos nas UBS. “A importância desse curso que estamos começando é promover a articulação entre os profissionais das UBS e Hospitais, para que eles possam prosseguir com esse trabalho após o seu término”, disse o assessor técnico da CRSN.

Lílian Silva, enfermeira da UBS Jardim Panamericano, decidiu participar da capacitação para compreender mais a respeito da saúde reprodutiva e compartilhar o conhecimento adquirido com os pacientes. “Com esse treinamento, os profissionais da saúde vão poder orientar melhor os usuários quanto à escolha do método contraceptivo mais indicado para cada caso”, acredita ela.

Saúde Reprodutiva

Saúde sexual e reprodutiva significa que os indivíduos devem ter uma vida sexual prazerosa e segura, através de informações sobre a sexualidade e prevenção de DST/AIDS e a liberdade para decidirem se querem ou não ter filhos, quando e com que frequência irão tê-los, com pleno acesso à informação sobre os métodos contraceptivos.

Para Vanessa Cavalcante, enfermeira da UBS Jardim Julieta, é importante participar da capacitação porque o tema é pouco explorado na formação acadêmica e esse curso pode ajudá-la a compreender mais os pacientes. “Resolvi participar desses encontros para aumentar o meu conhecimento e ajudar os usuários no planejamento de suas famílias, pois acredito que tendo mais informação sobre a fecundação, eles tenham como fazer a melhor escolha tanto para a mulher quanto para o homem”, disse ela.

Vale lembrar que segundo a Lei N°9263 de 12 de janeiro de 1996 o planejamento familiar, o pré-natal, o parto e o controle de doenças sexualmente transmissíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é direito de todo cidadão.

collections
Galeria de imagens