Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Terça-feira, 28 de Março de 2017 | Horário: 16:52

UBSs do M’boi Mirim reservam o mês de março às mulheres

Atividades em comemoração ao mês dedicado às mulheres são diversificadas e prosseguem até o final do mês

Por Marie Serafim

A UBS Jardim Caiçara abriu suas portas no sábado, dia 11 de março, para comemorar o Dia das Mulheres, das 8h às 17h. Atividades como acupuntura, alongamento, dança, exames, palestras, serviços de beleza, entre outras, fizeram parte do cardápio do evento.


Profissionais da unidade e voluntários como acupunturistas, educadores físicos, cabeleireiros e maquiadores ajudaram a atrair as mulheres para passar por consultas e exames e receber orientações sobre a importância de promover o bem-estar, alimentar a autoestima, manter costumes e rotinas saudáveis, etc.

Participantes assistem à palestra. Ao fundo, um projetor de tela ilustra as fases da vida de uma mulher

Na UBS Jardim Kagohara

Quem também abriu as portas no sábado (11), das 8h às 18h, para comemorar com as mulheres foi a UBS Jardim Kagohara que ofereceu coleta de Papanicolau e uma palestra motivacional destacando a importância da mulher cuidar da saúde e manter a autoestima elevada.

O público feminino presente ganhou uma tarde para fazer limpeza de pele e esmaltar as unhas. No final, todas as participantes concorreram a uma linda cesta de produtos de beleza cedida pelos próprios funcionários da UBS.

Na UBS Chácara Santana

Atividade similar foi realizada pela Unidade Básica de Saúde Chácara Santana no dia 8 de março. Mutirão de Papanicolau, maquiagem, esmaltação de unhas e uma embalagem com doces foram as recompensas recebidas por quem realizou o exame ou estava na UBS participando do encontro. Mulheres na faixa etária de 20 a 55 anos também foram conscientizadas sobre a importância da mamografia.

Na UBS Vila das Belezas

Já na Unidade Básica de Saúde Vila das Belezas, ao longo da semana foram oferecidas palestras diárias, com um cardápio de temas bem variados: violência contra a mulher; conscientização musical (abordagem de letras musicais); história sobre o dia das mulheres; uso adequado dos chás; e autocuidado.

A unidade promoveu, ainda, em parceria com o CEU Casa Blanca, em 6 de março, atividades que envolviam desde maquiagem para colaboradores, oficina de automaquiagem, aromaterapia e chás funcionais (desintoxicação, diminuição do estresse e combate aos radicais livres) até uma oficina de dança do ventre e um café da manhã revigorante com as mulheres do grupo de arterapia.

Na UBS Jardim Herculano

Na Unidade Básica de Saúde Jardim Herculano, o Dia das Mulheres foi comemorado com uma palestra sobre câncer de mama e colo de útero, que abordou desde sua prevenção até o tratamento. A atividade reuniu cerca de quarenta mulheres, e os convites foram feitos porta a porta pelas agentes comunitárias de saúde. Ao término da palestra, as mulheres receberam um lanche da tarde com quitutes variados e chaveiros de lembrança do evento.

Na UBS Jardim Aracati

Na Unidade Básica de Saúde Jardim Aracati a palestra teve como temas principais o planejamento familiar, os métodos contraceptivos, os exames de rotina e o empoderamento da mulher, a cargo da enfermeira da unidade, Cícera Cristina Barbosa.

Durante o encontro foram sanadas várias dúvidas sobre os métodos contraceptivos, gravidez não planejada, métodos cirúrgicos e não cirúrgicos, entre outros. Participaram trinta pessoas na faixa etária de 20 a 55 anos.

“É importante essa palestra pelo alto índice de gravidez registrado na adolescência, pelas dúvidas apresentadas pelas pacientes na hora de tomar a medicação, como pílula e injeção, por exemplo. Por isso, temos de esclarecer e apresentar os métodos contraceptivos para ajudar a evitar uma gravidez indesejada”, explicou a também enfermeira Patrícia Ferreira.

Na UBS Alto do Riviera

Na Unidade Básica de Saúde Alto do Riviera foi promovida uma palestra sobre o câncer no colo do útero com foco no exame de Papanicolau, que permite detectar doenças sexualmente transmissíveis, infecções e o próprio câncer de colo de útero.

Participaram mulheres de 20 a 60 anos de idade, que tiveram a oportunidade de tirar muitas dúvidas sobre o HPV e sobre como é feito o exame do Papanicolau, “se ele dói”, “se machuca ou não”. “Inclusive até teve participante que nunca havia passado pelo exame e acabou fazendo no dia. É muito gratificante ver alguém que aceitou fazê-lo após a palestra. Eu mesmo coletei”, contou Danielle Barbosa Lima Ramos, a enfermeira e palestrante.

 

collections
Galeria de imagens