Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Terça-feira, 28 de Março de 2017 | Horário: 16:43

Espalhando Qualidade de Vida da CRS Sul promoveu palestra sobre climatério e menopausa

Inspirado no Dia Internacional da Mulher, o projeto Espalhando Qualidade de Vida realizou palestra educativa na CRS Sul, abordando desde a luta feminina por direitos e igualdade até climatério e menopausa

 Por Taynara Carmo

Participantes assistem à palestra em sala de reunões. Ao fundo, uma tela projetando as fases da vida de uma mulher.

Inspirado no Dia Internacional da Mulher aconteceu o primeiro encontro do projeto Espalhando Qualidade de Vida de 2017. Tendo como tema principal “Climatério – Enfrentando os sintomas da menopausa”, a palestra aconteceu em 8 de março, no auditório da Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS Sul), e reuniu cerca de quarenta pessoas.

Na ocasião, o Coordenador de Saúde da região, Marco Antônio Carvalho, explicou a origem da data e reiterou a importância da luta feminina na busca por direitos e igualdade: “Que nesta data, as mulheres possam ser lembradas, mas que esse dia seja também de reflexão pela luta dos direitos da mulher”, reiterou ele.

Maria das Graças Santana dos Santos, assistente social da CRS Sul e organizadora do projeto, aproveitou a oportunidade para falar sobre a importância da ética profissional, explicando a distinção entre ética e moral.

Já a palestra principal ficou a cargo da ginecologista Mônica Christina Rial, Interlocutora de Saúde da Mulher da CRS Sul, que sanou ainda todas as dúvidas dos presentes.

Ao final da atividade, muitos elogios foram feitos pelos participantes à apresentação, inclusive com relatos pessoais sobre questões ligados à menopausa.

A enfermeira da Supervisão Técnica de Saúde de Capela do Socorro, Vilma Bonifácio, esclareceu suas dúvidas em relação ao climatério e elogiou a apresentação: “Estou justamente nessa fase e achei muito esclarecedora a palestra. Foi muito importante para mim”.

Climatério e Menopausa

Climatério e menopausa são momentos diferentes na vida das mulheres. O climatério é uma fase que antecede a menopausa e pode levar anos, marcando a transição do período reprodutivo para o não reprodutivo. A menopausa tem início após a última menstruação espontânea da mulher.

Os “fogachos” – as intensas ondas de calor sentidas pelas mulheres –, são a principal queixa feminina nessa fase da vida. A causa marca a fase do climatério, mas perdura na menopausa, com menos intensidade. O sintoma dura de um a cinco minutos e pode se repetir várias vezes ao dia. Ansiedade e palpitação também são manifestações comuns nesse período.

A menopausa é causada pelo envelhecimento dos ovários e perda de elementos dos seus folículos, um agregado de células que dão origem aos óvulos. O período é marcado pelo fim da fase reprodutiva. Para diminuir o calor dessa época inevitável na vida feminina são indicados alimentos saudáveis como soja e inhame e beber bastante líquido.

Pelo quinto ano consecutivo o projeto Espalhando Qualidade de Vida da CRS Sul destina vagas aos servidores da saúde que atuam nas unidades com o objetivo de capacitar esses profissionais e promover discussões acerca de temas relevantes da área.

collections
Galeria de imagens