Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Segunda-feira, 27 de Março de 2017 | Horário: 16:20

PAVS aposta em atividades ludopedagógicas para ensinar crianças de 2 a 4 anos a combater o mosquito transmissor da dengue, entre outras doenças por ele causadas

Encenado para uma plateia de oitenta crianças, de 2 a 4 anos, o teatro de fantoches Quintal da Lilica fez a alegria da garotada do Centro de Educação Infantil Pequeno Mundo II, localizado na área de abrangência da UBS Humaitá, na Bela Vista

Os profissionais do PAVS – Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) criaram há três anos a atividade “Quintal da Lilica” – um teatro de fantoches, para conscientizar e estimular a garotada a ajudar no combate contra o mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e agora também o da febre amarela.

 

Crianças sentadas no chão assistindo ao teatro de fantoches. Ao fundo, cadeiras pequenas coloridas
Em 8 de março deste ano, as crianças presentes na escola Pequeno Mundo II tiveram a oportunidade de assistir ao teatro de fantoches, com Ana Paulina de Souza, Agente de Promoção Ambiental, fazendo o papel do Júlio, e a gestora local do PAVS, Élen Soares, o da Lilica. Os personagens ensinaram os pequenos como ajudar os pais e responsáveis a acabarem com os criadouros do Aedes aegypti em suas casas, não deixando brinquedos espalhados pelo quintal ao relento e nem outros objetos que podem acumular água, como pneus, garrafas, potes, comedouros e bebedouros de animais, etc.

“Fazer uso de fantoches para enfatizar a necessidade de acabar com os criadouros do mosquito é a melhor maneira de prender a atenção dos pequenos, pois do contrário eles acabariam dispersando bastante”, esclarece a gestora local do PAVS, acrescentando que a atividade ludopedagógica é a mais adequada para a faixa etária de dois e quatro anos.

O estabelecimento de ensino Pequeno Mundo II faz parte da área de abrangência da Unidade Básica de Saúde (UBS) Humaitá, gerenciada pelo Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (IABAS) e é integrante do Programa de Saúde na Escola (PSE). O território da Unidade Básica de Saúde Humaitá concentra dez escolas públicas integrantes do Programa Saúde na Escola (PSE).

collections
Galeria de imagens