Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Quinta-feira, 23 de Março de 2017 | Horário: 17:01

Imunização contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) acontece no Hospital Municipal e Maternidade Escola Dr. Mario de Moraes A. Silva

Indicado contra a infecção pelo VSR o imunizador Palivizumabe é um anticorpo monoclonal específico para esse tipo de vírus

Mãos seguram uma seringa

 

O Hospital Municipal e Maternidade Escola Dr. Mario de Moraes Altenfelder Silva vem realizando, desde 2016, imunização contra uma doença grave do trato respiratório inferior, causada pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), tornando-se polo de vacinação na região Norte da cidade de São Paulo.

Trata-se de uma imunização altamente recomendável, de acordo com a portaria nº 522/2013 do Ministério da Saúde, que estabelece os seguintes perfis de atendimento: crianças menores de 1 ano, que nasceram prematuras, com idade gestacional igual ou menor do que 29 semanas; crianças até 2 anos, com doença pulmonar crônica ou doença cardíaca congênita cianótica, hipertensão pulmonar grave ou em tratamento de insuficiência cardíaca congestiva.

De acordo com a Dra. Maria Regina Cesar, neonatologista, e chefe do Núcleo de Vigilância da Maternidade Cachoeirinha, “na região Sudeste são ministradas cinco doses no ambulatório da instituição, de março a julho, uma vez ao mês. A imunização ocorre neste período, devido ao maior grau de incidência da doença. Em 2016 foram ministradas 385 doses apenas no Hospital Maternidade; para 2017 espera-se atingir um número muito maior.

Para que esse processo aconteça com a maior eficácia possível, ele conta com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, farmacêuticos e enfermeiras.

As mães de crianças de risco são informadas pelo serviço Alô Mãe da Secretaria Municipal da Saúde para comparecerem aos locais de aplicação nos dias e horários marcados.

Com essa medida, houve diminuição de 55% na taxa de internação por VSR, segundo alguns trabalhos científicos.

collections
Galeria de imagens