Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Quinta-feira, 23 de Março de 2017 | Horário: 15:04

Dia do Acupunturista exalta a importância desses profissionais

O Dia Mundial do Acupunturista, comemorado em 23 de março, é uma forma de reconhecer a importância desses profissionais que tantos benefícios trazem para a saúde humana. Atualmente, a região Sul tem catorze acupunturistas trabalhando em unidades de saúde do SUS contribuindo para melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram neste território

Por Taynara Carmo

A Medicina Tradicional Chinesa vem ganhando adeptos mundo afora por conta dos excelentes resultados obtidos em tratamentos de diversas doenças.

No SUS, a acupuntura foi introduzida em 2006, com a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares – PNPIC, após a Organização Mundial de Saúde estimular diversos países a aderirem a práticas medicinais chinesas no sistema público de saúde.

Trazida ao Brasil por imigrantes japoneses no começo do século passado, a acupuntura surgiu na China há mais de cinco mil anos. Na década de 70, diversos estudos comprobatórios serviram para certificar tratar-se de uma técnica benéfica e eficaz no tratamento de diversas dores e enfermidades.

Acupunturista massageia mão esquerda de paciente deitado em maca.


Benefícios da Acupuntura

Reconhecida internacionalmente por seu teor terapêutico, a acupuntura – que utiliza agulhas em pontos precisos do corpo de um paciente para tratar diferentes doenças –, traz uma série de benefícios à saúde.

As unidades de saúde da zona Sul da cidade de São Paulo contam com catorze acupunturistas atuando no território, que levam qualidade de vida aos adeptos dessa técnica milenar chinesa.

Uma delas é a acupunturista do Ambulatório de Especialidades Alto da Boa Vista, Andréia Makishi, que cita alguns problemas que podem ser tratados com a prática chinesa: “Podemos tratar tudo com a acupuntura, mas aqui no Brasil utilizamos apenas para casos de analgesia, como cefaleia, cólica, gastrite e sinusite. Também podemos tratar casos emocionais como depressão e ansiedade. O carro-chefe nos tratamentos de acupuntura são os ortopédicos, como lombares, cervical, tendinite, fibromialgia, etc.”.

Atuando na unidade há dois anos, Andréia conta que a adesão aos tratamentos com acupuntura tem ganhado força com a população: “É muito gratificante, como médica, conseguir resolver o problema das pessoas. A maior dificuldade que temos hoje é os pacientes não quererem ter alta. As pessoas melhoram tanto que não querem ir embora”.

Para ter acesso a essa especialidade, o paciente precisa ter seu encaminhamento fornecido por uma Unidade Básica de Saúde.
Importância da data

A data é celebrada apenas na cidade de São Paulo, no mesmo dia em que, em 1996, aconteceu o I Congresso de Acupuntura do Brasil. “A comemoração é um reconhecimento a esse trabalho, que virou uma especialidade médica. Embora no Brasil ela ainda seja uma especialidade muito nova, acredito que ela tem tudo para crescer e trazer muitos benefícios para a população”, diz Andréia.

Segundo Andréia, os resultados obtidos em casos não cirúrgicos são bem promissores. “Estamos conseguindo dar um bom alívio para esses pacientes, ajudar a resolver esses casos e perceber essa área crescendo”.

collections
Galeria de imagens