Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Sexta-feira, 17 de Março de 2017 | Horário: 10:56

Coordenadoria Centro leva prevenção e promoção da saúde ao Jardim da Luz em homenagem às mulheres

As ações foram desenvolvidas por profissionais da UBS Bom Retiro, do PAVS, SAE DST/AIDS Campos Elíseos e do CTA Henfil

 Por Nilson Hernandes

A Coordenadoria Regional de Saúde do Centro (CRS-Centro) escolheu o Jardim da Luz para desenvolver, durante o último domingo, dia 12, uma ação de prevenção e promoção da saúde sobre planejamento familiar, combate ao Aedes aegypti, oferecimento da testagem para detecção do HIV e distribuição de preservativos masculinos e femininos em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

O evento regional foi uma iniciativa da secretária adjunta da Saúde, Dra. Maria da Glória Zenha Wieliczka, que pactuou com as seis coordenadorias regionais a realização de ações nos territórios em prol do público feminino, durante o mês em homenagem às mulheres.

Ao todo, 38 profissionais do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) em DST/AIDS Campos Elíseos, do Centro de Testagem e Acolhimento (CTA) em DST/AIDS Henfil, do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) e da Unidade Básica de Saúde (UBS) Bom Retiro estiveram no parque público mais antigo da cidade de São Paulo, que aos domingos recebe em média cinco mil visitantes, conversando e orientando a população.

A escolha do espaço público de convivência vizinho à Pinacoteca, criado no século XVII como horto botânico e que só em 1825 passou a ter características de passeio para a população, tem relação com o atual perfil do frequentador, composto por uma parcela importante de profissionais do sexo e seus clientes, além de pessoas em situação de rua que convivem na região do fluxo, na cracolândia.

“Escolhemos o Jardim da Luz para implementar a ação de promoção e prevenção à saúde tendo como público-alvo as mulheres em situação de vulnerabilidade social”, esclarece a enfermeira Arlete Florio, assessora técnica da CRS-Centro e uma das organizadoras da ação.

Segundo Maria Fernanda Souza Ferreira, administradora do Jardim da Luz, a presença dos profissionais conversando e orientando sobre saúde no dia de maior movimento é de extrema importância para os frequentadores. “Gostaria muito que ações como essa de hoje ocorram com mais frequência”.

Para Cleone Santos, ativista da Organização Não Governamental Mulheres da Luz, que contabiliza 142 mulheres e homens em situação de prostituição no Jardim da Luz, a ação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher é salutar pela visibilidade que dá às mulheres em situação de prostituição que, de acordo com sua experiência, é o grupo mais desprotegido entre todos os segmentos em situação de vulnerabilidade social.

“Há dois anos a Saúde promove ações como essa no Jardim da Luz, que são de extrema importância. Ano que vem, vamos propor um diálogo com os profissionais no sentido de trazer mais serviços como orientação psicológica e aferição de pressão arterial”, sugere a ativista.
Além da distribuição de centenas de preservativos masculinos e femininos, juntamente com o planejamento familiar orientações sobre sexo seguro também tiveram público. Na ocasião, foram feitos 110 testes rápidos para detecção de HIV, felizmente sem nenhum positivo.

Por fim, mas não menos importante, os profissionais do PAVS dividiram com os músicos, que animavam o público no belo domingo de sol ao som dos clássicos da música sertaneja de raiz, a atenção da população com orientações sobre o combate ao vetor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela.

collections
Galeria de imagens