Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Quarta-feira, 28 de Dezembro de 2016 | Horário: 16:40

Zona leste ganha três novas Unidades Básicas de Saúde

UBS Jardim Romano, UBS Jardim São Nicolau e UBS/URSI Conjunto AE Carvalho estavam no Programa de Metas 2013-2016 e eram reivindicações antigas da população

Por Secretaria Executiva de Comunicação e Mariana Bertolo
Colaboraram Cecília Figueiredo e Rosângela Rosendo
Fotos: Ana Azevedo e Secom

A Prefeitura de São Paulo entregou nesta quinta-feira (29) as obras de três novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) na região leste da capital paulista. As UBSs Jardim Romano, na divisa de São Miguel e Itaim Paulista, Jardim São Nicolau, na Penha, e do Conjunto AE Carvalho, em Itaquera, são reinvindicações antigas da população e integravam o Programa de Metas 2013-2016.

Durante toda a gestão, foram entregues 15 novas UBSs e outros 13 equipamentos estão em obras com mais de 70% do andamento. “Mesmo diante de um cenário de crise e econômica, o prefeito Haddad conseguiu cumprir boa parte de suas metas na saúde, reforçando o compromisso de fornecer atendimento mais próximo para quem mais precisa, com equipamentos modernos e de qualidade”, afirmou o secretário de Saúde, Alexandre Padilha.

UBS Jardim Romano



A UBS Jardim Romano começou a ser construída no primeiro semestre de 2015, com um investimento de R$ 3,8 milhões, e irá beneficiar mais de 20 mil famílias. São dois pavimentos, com elevador, nove consultórios médicos - dois para atendimento ginecológico, além de atendimento psicossocial e fonoaudiólogo. Está previsto também atendimento odontológico, escovódromo e raio-x, salas para consulta de enfermagem, coleta de exames, inalação, medicação, vacina, curativo e observação. Haverá ainda brinquedoteca e auditório para reuniões e atividades em grupo. A unidade irá desafogar o atendimento da UBS Jardim Romano I, que contabiliza mais de 50 mil prontuários de moradores do Jardim Romano, Vila Aimoré, Vila Itaim.

A comunidade comemora a conquista de uma reivindicação que vem desde 2009 e foi aprovada pela população na Conferência Municipal de Saúde em 2013. O território, bastante noticiado em 2009 pela enchente de três meses que levou dezenas de famílias a perderem suas moradias, hoje se constitui numa nova fotografia, com prédios de moradia, CEU Três Pontes, comércio, a praça que deu lugar ao triste passado de mortes de trânsito na Curva do S e a UBS.

UBS Jardim São Nicolau 


As novas instalações da UBS Jardim São Nicolau, na Penha, são reivindicadas há mais de 20 anos pela população e pelo movimento social de saúde da região. No total são R$ 3,9 milhões de investimentos.

Atualmente, a UBS funciona em espaço alugado no mesmo bairro, que abrange uma população de aproximadamente 12 mil habitantes, sendo que 75% destes são SUS dependentes. Parte da população usuária do serviço é migrante de modo particular das regiões Nordeste, Sudeste e Norte do país e outra parte formada por imigrantes bolivianos. Com a mudança, a unidade contará com quatro consultórios (sendo três médicos e um de enfermagem) e ainda passará a oferecer à população serviço de saúde bucal.

Desde 2002, a unidade funciona com modelo de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e, hoje, dispõe de três equipes de ESF, que segue as diretrizes da Atenção Básica de atuar no território realizando cadastramento domiciliar, diagnóstico situacional, ações dirigidas aos problemas de saúde de maneira pactuada com a comunidade, buscando o cuidado das famílias assistidas, de modo proativo frente aos problemas de saúde-doença da população.

É atribuição das equipes ESF ainda realizar consultas médicas, de enfermagem, odontológicas, visitas domiciliares, teste Imunológico de gravidez, vacinação, inalação, medicação e curativo. Além disso, as equipes buscam promover a participação dos usuários em Grupos de Práticas Corporais e ou Educativos desenvolvidos na unidade, com destaque para Gestantes, planejamento familiar, Diabetes/hipertensão (HAS), AMG (automonitoramento glicêmico), amamentação, adolescente, puericultura, tabagismo, saúde mental (grupo acolhimento), entre outros.

A partir de maio de 2016, a unidade passou a ser gerenciada pela Organização Social de Saúde SAS-Seconci, por meio de contrato de gestão com a SMS. Em novembro deste ano as equipes ESF realizaram 3.333 Visitas domiciliares pelos Agentes Comunitários de Saúde, 761 consultas médicas, 471 consultas de enfermagem, 718 coletas laboratoriais, 2.096 procedimentos de Enfermagem; 51 coletas de Papanicolau.

UBS/URSI Conjunto AE Carvalho

A UBS/URSI Conjunto AE Carvalho será especializada em atendimento à população idosa e contará com três consultórios médicos de geriatria, generalista, clínica médica, um consultório odontológico, sala de observação/emergência, farmácia, sala para vacina, sala para curativos, coleta e procedimentos. Com as readequações realizadas, o espaço abrigará também ginásio para fisioterapia/terapia ocupacional, sala para oficinas, grupos de orientação, regulação, atendimento em assistência social e psicologia, banheiros com acessibilidade.

O serviço irá beneficiar a região com mais de 523 mil habitantes distribuídos pelos distritos administrativos de Cidade Líder, Itaquera, José Bonifácio e Parque do Carmo, e reforçará a atenção à saúde da população com mais de 60 anos, que representa aproximadamente 52 mil pessoas.

O equipamento desafogará dois serviços de saúde que estão atendendo acima da capacidade. Uma delas é a UBS tradicional Vila Regina, composta por mais de 50 mil moradores em sua área de abrangência, a segunda é a UBS Vila Ramos, com Estratégia Saúde da Família, que atende a aproximadamente 28 mil pessoas.

Com a implantação da UBS/URSI Conjunto AE Carvalho, haverá um redimensionamento da população atendida nos dois serviços, para garantir celeridade na oferta de consultas na atenção básica e atendimento especializado à população idosa.

O local que abrigará o novo equipamento de saúde considera o perfil epidemiológico do território, as demandas solicitadas por lideranças comunitárias com vistas para o atendimento especializado à população idosa. Considerando esses critérios, a Supervisão Técnica de Saúde de Itaquera planejou, junto com a CRS Leste e equipe de Engenharia da SMS, a adequação do espaço físico cedido pela Companhia de Desenvolvimento Habitação e Urbanismo (CDHU), para assegurar a implantação do equipamento de saúde, contemplando todas as condições de acessibilidade que o ambiente requer.

Serviço:

Entrega das novas instalações da UBS Jardim Romano
Hora:09h30
Rua Catulé, s/nº

Entrega das novas instalações da UBS Jardim São Nicolau
Hora:11h30
Local: Rua Brook Taylor, s/n, com a Rua Pierre Janssen – Arthur Alvim

Entrega das novas instalações da UBS/URSI Conjunto AE Carvalho
Hora: 14h30
Local: Rua Corre Corre, nº 30 - Itaquera

collections
Galeria de imagens