Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Terça-feira, 27 de Dezembro de 2016 | Horário: 16:47

Saúde entrega obras de reforma e ampliação em unidades do Jabaquara

AMA/UBS Integrada Geraldo Ferreira da Silva e o Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) Álcool e Drogas II Jabaquara passam por ampla revitalização

 

Por Rosângela Rosendo

O Secretário Municipal da Saúde, Alexandre Padilha, visitou, nesta terça-feira (27), as instalações da AMA/UBS Integrada Geraldo Ferreira da Silva e do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) Álcool e Drogas II Jabaquara, na região da Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste. As unidades passaram por ampla obra de reforma, ampliação e implementação de acessibilidade, que tiveram início em 02 de agosto.

Para assegurar as melhores condições de trabalho aos profissionais e de atendimento aos usuários, a reforma na AMA/UBS Integrada Geraldo Ferreira da Silva contemplou uma série de melhorias, com destaque para o conserto do telhado, do Centro de Especialidades Odontológicas, a instalação de um para-raios, a revitalização da sala de vacina, curativo, emergência, tratamento, expurgo, esterilização e da sala de Ginecologia, onde foi construído um banheiro.

Foram feitas também adequações de acessibilidade no banheiro para pessoas com deficiência, nos balcões da farmácia e da recepção da unidade, que ganhou pintura nova e teve todo o sistema hidráulico, elétrico e de esgoto reformado. Para completar, a iluminação, o piso e o portão do estacionamento foram renovados. “A unidade havia sido inaugurada em 1979 e por esta razão a parte estrutural exigia muitas intervenções. Tudo foi realizado seguindo as normas de biossegurança de vigilância sanitária”, enfatiza o Supervisor Técnico de Saúde da Vila Mariana, Douglas Scheneider.

Durante a visita, o secretário da Saúde conferiu as melhorias e conversou com os trabalhadores e usuários. “Com a reforma obtivemos, por exemplo, a integração de uma única recepção, maior capacidade para resolver os problemas na própria unidade de saúde, com sala de curativo, de urgência e emergência e de saúde bucal. Todas essas obras dão mais acolhimento ao usuário, além de melhores condições de trabalho aos profissionais”, comemora.

Produção

Por mês, a AMA realiza 4.500 atendimentos e a UBS 3.400. Além de farmácia que dispensa 15.000 receitas/mês, a unidade conta com Serviço de imagem (Radiografia, Ultrassonografia e Mamografia), que realiza 1.000 exames/mês, e um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que presta serviços de endodontia, periodontia, estomatologia, cirurgia oral menor, prótese e ortodontia a pacientes com necessidades especiais. No CEO são feitos 400 atendimentos/mês.

CAPS AD II Jabaquara



Após a AMA/UBS, o Secretário de Saúde visitou as instalações do CAPS Álcool e Drogas II Jabaquara, que também foi totalmente reformado. Entre outras melhorias, a unidade foi toda pintada, a estrutura do muro reforçada, o telhado consertado, inclusive com substituição e readequação das telhas, para garantir melhor vazão de água em dias de chuva. Também foram construídos banheiro com acessibilidade, rampas em todas as salas e na entrada da unidade e um abrigo para oxigênio.

A obra se estendeu também à substituição do sistema elétrico, que foi adequado ao funcionamento da unidade, incluindo pontos de internet. “A partir da reforma foi possível tornar o ambiente dos consultórios e as salas mais confortáveis para o trabalho dos profissionais e atendimento dos usuários, que já estavam reclamando por um espaço mais amplo e claro”, relata Maria Paula Gambale, coordenadora da unidade que tem cadastrados cerca de 150 usuários.

Por ocasião da visita, Alexandre Padilha pode constatar ainda o trabalho de jardinagem que os usuários do CAPS desenvolveram em velhas carcaças de carros, fazendo do espaço de convivência da unidade um grande canteiro de plantas e flores.

“O grande destaque dessas reformas é a mudança que dá qualidade de trabalho e de acolhimento, mas, sobretudo, garante mais dignidade ao SUS na cidade de São Paulo. Não são apenas obras. Essas melhorias afirmam o modelo de atenção na forma de cuidar da saúde da população de São Paulo. O CAPS está totalmente estruturado e agora tem lugar para oficinas, para salas de grupo, espaço aberto para os usuários realizarem práticas integrativas complementares do lado de fora, além das novas condições de trabalho para as equipes”, analisa Padilha.

 

 

collections
Galeria de imagens