Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Terça-feira, 27 de Dezembro de 2016 | Horário: 16:07

Alunos do curso Técnico de Vigilância em Saúde apresentaram seus trabalhos de conclusão

Sete grupos mostraram seus projetos. Dentre os temas abordados, estavam a Síndrome de Baggio-Yoshinari e a Sífilis em gestantes

Por Taynara Carmo

Nos dias 13 e 15 deste mês, os alunos da nona turma do curso técnico de Vigilância em Saúde (TVS) da região Sul apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso. As apresentações aconteceram na Escola Municipal de Saúde Regional Sul, com sete trabalhos finais.

No primeiro dia de apresentações, quatro TCC foram expostos. Um deles foi das alunas Andreia Damaceno, Jacqueline Ribeiro, Alexandra Lima e Fabiana do Vale, das Supervisões de Vigilância em Saúde (SUVIS) Parelheiros e Santo Amaro/ Cidade Ademar, que fizeram uma revisão bibliográfica sobre a Síndrome de Baggio-Yoshinari, transmitida pela picada de carrapato.

O trabalho, que demandou tempo e afinco aos estudos para as alunas, trouxe análises de pesquisadores sobre a doença e sanou respostas para questões relacionadas ao assunto. Apresentando grande bagagem bibliográfica, o grupo foi elogiado pelos docentes por ter optado por um tema distinto das demais propostas.

No segundo dia, três trabalhos foram expostos, encerrando as apresentações. Os agentes de endemia Eberval Costa, Ezequiel Simas Nobrega, José Adelino da Conceição Filho e José Antonio Marto Luiz, das SUVIS M’Boi Mirim e Capela do Socorro, apresentaram un trabalho com o tema “Sífilis em Gestantes e a Influência da Motivação no Profissional de Saúde”.

Ao trazer ações para identificação e tratamento da Sífilis, o grupo elaborou soluções que podem ser articuladas nas unidades de saúde para o combate à doença. Eberval contou como o curso acrescentou em sua profissional: “Me trouxe aprimoramento, mais conhecimento, nos fazendo ter uma visão mais diferenciada sobre o nosso trabalho“.

Ezequiel comentou sobre o cargo de Técnico de Vigilância em Saúde: “Espero que o cargo exista e que possamos atuar de forma efetiva para contribuir com a população de forma geral, na redução dos agravos e na prestação de ajuda bem maior do que podemos propor hoje”.

No final, o Grupo Baque Atitude, do Bloco do Beco, encerrou o evento com uma apresentação de Maracatu.

Outros trabalhos

Os 19 alunos que se formaram em Técnico de Vigilância em Saúde apresentaram discursos de agradecimentos aos docentes e orientadores de TCC. Os outros temas abordados por eles foram:

- “Relações de Condições Climáticas e Pontos de Nidificação com Riscos de Acidentes por Apis melífera na Capela do Socorro, Munícipio de São Paulo” – Cristina Godoy Cerqueira Leite e Kátia Maria de Gusmão – SUVIS Capela do Socorro e Santo Amaro/ Cidade Ademar

- “O Técnico em Vigilância em Saúde e Sensibilização dos Profissionais de Saúde da Atenção Básica no Atendimento à Pessoa em Situação de Acúmulo” – Luciana Pacheco Lima – SUVIS Capela do Socorro

- “A Elaboração de Ferramentas de Avaliação do Supervisor de Campo” – Denise de Araújo Borba, Edinar Antunes de Oliveira, Manoel Sebastião Pereira – SUVIS Campo Limpo

- “O Olhar do Agente de Saúde Ambiental sobre Pessoas em Situação de Rua no Território da Capela do Socorro” – Diolina Rosa Tiburcio, Sidnéia Maria Bessa – SUVIS Capela do Socorro

- “Educação Ambiental: Reutilização de Pneus na Redução de Danos ao Meio Ambiente e à Saúde e Microáreas Vulneráveis” – Gerlaine da Conceição Gomes, Eder Lago de Santana e Raquel da Cruz – SUVIS Capela do Socorro e Santo Amaro/ Cidade Ademar.

 

collections
Galeria de imagens