Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Quarta-feira, 21 de Dezembro de 2016 | Horário: 17:17

Secretário de Saúde entrega ações de melhoria no Laboratório, PADI e Oficina Ortopédica Flávio Giannotti

 

Por Rosângela Rosendo
Fotos: Edson Hatakeyama

Nessa quarta-feira (21/12), o secretário municipal de Saúde, Alexandre Padilha, visitou o Laboratório Municipal da região Sudeste, o Posto de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (PADI) e a Oficina Ortopédica Flávio Giannotti, na região do Ipiranga, para a entrega de diversas ações de melhoria dos serviços.

Criado há 15 anos, o Laboratório Municipal da Região Sudeste é o laboratório que atende a maior demanda da rede pública municipal em volume de exames de análises clínicas (bioquímica, hormônios, imunologia, microbiologia, biologia molecular e hematologia).

Em dezembro de 2012, o LMRS totalizou 489.940exames/mês. Em maio de 2016, esse número saltou para 680.000 exames/mês. Esse incremento ocorreu devido à implementação dos novos equipamentos no laboratório, com destaque para sistema pré e pós-analítico laboratorial e analítico de bioquímica e hormônio, que permitiu o laboratório a realizar 4.800 testes/hora.

Segundo o gerente da unidade, Roberto Enzo Nigro, o impacto da otimização do laboratório, além da redução de erros e economia de insumos, conferiu melhoria na qualidade do serviço prestado que beneficiará sensivelmente os usuários. “Eles contarão com a redução da coleta de amostra e do tempo de espera para recebimento dos laudos. O tempo de liberação de resultados que era de 15 dias caiu para uma semana”, informou Roberto Nigro.

O Laboratório Sudeste ainda é certificado pelo Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde para realizar exame de biologia molecular da Hepatite B e C na capital. A unidade conta hoje com equipe formada por 70 profissionais, entre médicos, farmacêuticos, biomédicos, biólogos, técnicos de laboratório, auxiliares de enfermagem, agentes de apoio e assistentes de gestão de políticas públicas.

PADI

Padilha também visitou o Posto de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (PADI) Sudeste, que recebeu melhorias de reestruturação, como a substituição da Rede de Frio da Região, com adequação do espaço físico e aquisição de Câmara Fria. O PADI é responsável por fazer a interlocução com as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Supervisão de Vigilância em Saúde (Suvis) e Supervisões Técnicas de Saúde (STS) da região Sudeste.

Com a reestruturação da Rede de Frio, o espaço foi dimensionado para o funcionamento do PADI Sudeste, resultado da fusão do PADI-3 e PADI-4, com Câmara Fria para armazenagem e conservação dos imunobiológicos em grandes quantidades. A iniciativa buscou garantir excelentes condições de temperatura para o armazenamento de vacina durante todo o ano e capacidade suficiente para assegurar o estoque máximo de imunobiológicos. “Além disso, as ações garantiram melhor eficiência nos processos de trabalho e melhoria na ambiência para os profissionais”, ressaltou Eliana Maria Belem Spina.

Outras ações que conferiram melhorias ao serviço foi a criação de Sala de Preparo destinada à preparação, recebimento e despacho dos imunobiológicos. O espaço é climatizado para evitar exposição à temperatura extrema durante a manipulação de imunobiológicos. O Almoxarifado ganhou prateleiras e pallets para a estocagem adequada dos insumos de vacinação.

A área administrativa e o Depósito de Material de Limpeza, para lavagem dos materiais utilizados nos processos de trabalho, foram revitalizados. “Com o novo espaço físico e a junção das equipes de trabalho foram elaborados e aprimorados as rotinas de trabalho e os novos roteiros de entregas para 111 equipamentos dos 129 atendidos na rotina”, explicou Eliana Spina.

Oficina Ortopédica Flávio Giannotti 

O secretário também esteve no CER IV Flávio Giannotti , que ganhou uma nova sala que receberá, posteriormente, a primeira oficina de órtese e prótese do município – a Oficina Ortopédica Flávio Giannotti. Para a criação do serviço foi formado um comitê envolvendo as áreas técnicas de SMS e da CRS Sudeste, que está em fase de conclusão do documento que deve nortear o chamamento público para contratação de empresa que administrará o serviço. Na oportunidade foram entregues 11 cadeiras de rodas adaptadas a usuários da unidade.

 

collections
Galeria de imagens