Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Segunda-feira, 31 de Outubro de 2016 | Horário: 16:43

PAVS inaugura “Hortalegria” no Jardim Nakamura

O projeto tem como objetivo revitalizar espaços ociosos para desenvolver atividades socioeducativas e ambientais

 Por Patricia Torres

Na última sexta-feira (28), a equipe do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) do Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM) realizou a implantação da “Hortalegria” no Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim Nakamura, no Jardim Ângela, região de M’boi Mirim.

O projeto para implantação da horta contou com diversas parcerias, entre elas estão: Instituto Favela da Paz, que tem o projeto Periferia Sustentável, Artista Curió - para poder realizar o grafite nos muros -, Clube de Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Grupo Semeando o Futuro e comerciantes locais. O projeto foi conduzido por Francisco Chagas, Agente de Promoção Ambiental (APA) da UBS Jardim Nakamura.

O CEI possuía um espaço ocioso, que era usado para o descarte inadequado de entulhos, realidade esta que conduziu a equipe de pedagogia, juntamente com a equipe técnica do PAVS, a idealizarem uma horta pedagógica que pudesse ser utilizada pela comunidade escolar, especialmente para o desenvolvimento de práticas com as crianças.

De acordo com Everton Tumilheiro Rafael, gestor local do PAVS, “o lugar inaugurado contém canteiros horizontais reservados ao cultivo de hortaliças, espiral de ervas aromáticas, canteiros de pneus, além de um muro colorido com grafite que ilustra o contexto do projeto”. Na inauguração, participantes dos projetos, na companhia das crianças, puderam marcar o muro com suas mãos pintadas.

Projeto “Hortalegria”

O projeto tem como objetivo utilizar locais, antes ociosos, para práticas de atividades sustentáveis. Assim é possível ensinar para as crianças o cultivo de plantas em mini hortas feitas em garrafas PET. O APA da UBS fará visitas no local para dar continuidade ao projeto e desenvolver atividades ambientais. Thais Barros de Avelar, nutricionista na unidade de saúde, também visitará a escola para falar dos benefícios de uma alimentação saudável.

A equipe técnica do PAVS tem o propósito de continuar o projeto Hortalegria desenvolvendo atividades socioeducativas na horta já implantada, como parte integrante das ações do Programa Saúde na Escola.

Os profissionais também irão implantar novas hortas em espaços e órgãos públicos, como em um Centro para Criança e Adolescente do território, já previsto para início de 2017. O PAVS CEJAM já implantou mais de 10 hortas educativas no Jardim Ângela, em unidades de saúde e demais equipamentos públicos parceiros do programa.

collections
Galeria de imagens