Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Sexta-feira, 28 de Outubro de 2016 | Horário: 15:04

Saúde promove debate sobre hábitos alimentares saudáveis

Roda de conversa realizada em evento alusivo ao Dia Mundial da Alimentação buscou enfatizar a promoção da saúde alimentar

 


Por Patricia Torres

Em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação - 16 de outubro - a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) - por meio da COVISA/CCD/DANT e Nutrição/CAB – promoveu no último dia 17 de outubro, no auditório do Conselho Regional de Enfermagem (COREN-SP Educação), uma roda de conversa e debate com o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) para 2016: “O clima está mudando. A alimentação e a agricultura também”.

A mesa de debate aprofundou a discussão sobre as políticas e programas de prevenção das mudanças climáticas e promoção da segurança alimentar no município de São Paulo, sob o ponto de vista dos movimentos e dos grupos envolvidos.

A nutricionista e representante da SMS na Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional do Município de São Paulo, Eliana de Aquino Bonilha, fez uma apresentação sobre o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

O integrante do Movimento Urbano da Agricultura, André Biazoti, falou sobre o Programa de Agricultura Urbana e Periurbana em São Paulo.

Hábitos saudáveis começam desde cedo

Ana Flávia Borges Badue, do Instituto Kairós, enfatizou a importância de implantar, desde cedo, alimentos saudáveis na vida das crianças. Ela explicou sobre como limitar o consumo de alimentos processados - como embutidos - e evitar o consumo dos ultraprocessados, tais como bolachas e chocolates. A profissional explicou ainda a Lei dos Orgânicos na Alimentação Escolar.

Experiências exitosas

Na segunda parte do evento, foi realizada uma roda de conversa onde os movimentos e os profissionais que atuam no nível local puderam expor os trabalhos que já desenvolvem.

A Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Sul apresentou duas iniciativas bem sucedidas na região. A Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Germânia tem um grupo educativo - “Saúde e Sabor” - para discussão e apresentação de alimentos estritamente saudáveis. São realizadas palestras a respeito de um determinado alimento ou erva e, ao final, são distribuídas mudas para plantação em casa.

A gestora local do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), Débora Pereira Araújo, apresentou o projeto que existe há três anos e conta com a participação efetiva da população. O objetivo é orientar sobre o consumo correto de plantas medicinais e o resgate dos hábitos saudáveis perdidos.

A nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Ana Flor Picolo e a nutricionista doutoranda da Faculdade de Saúde Pública, Kellem Vincha, mostraram como é feita a promoção da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) na região do São Luiz, zona Sul. Foram apresentadas fotos do trabalho realizado com a população em relação a horta comunitária, orientação nutricional e leitura de embalagens, entre outros.

Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação, instituído desde 1981, tornou-se uma oportunidade para a SMS proporcionar aos profissionais da rede de atenção, bem como àqueles de outros setores que atuam na interface da Promoção da Saúde e Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), espaço para reconhecer possibilidades e limites de suas ações frente à realidade do município.

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza, por meio do Ministério da Saúde, vídeos e um guia sobre alimentação saudável e modos de incluir bons hábitos em nosso dia a dia. Acesse o link aqui.

collections
Galeria de imagens