Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Terça-feira, 24 de Maio de 2016 | Horário: 15:18

O poder da massagem

Além de relaxamento, prática garante vários benefícios à saúde

Texto e foto por William Amorim


Pode ser quick massage, shiatsu, reflexologia, shantala, ayurvédica, desportiva ou estética. Independente da técnica, todas essas massagens têm o mesmo fundamento: trazer bem-estar físico e até mental para quem as recebe. Em celebração ao Dia Nacional do Massagista ou Massoterapeuta (25 de maio), o site da SMS vai abordar a importância dessa profissão, reconhecida pela Lei Federal 3.968, de 5 de outubro de 1961.

Essa prática corporal tão antiga e conhecida proporciona relaxamento, alivia dores e ajuda até a melhorar a circulação sanguínea. Existem trabalhos que apontam até benefícios em relação ao tratamento de insônia, depressão e ansiedade.

Benefícios e contraindicações


A massagem é indicada para pessoas que estiverem sentindo alguma dor, incômodo ou que precisam relaxar. Porém, existem algumas práticas que possuem contraindicações. Andréa Picolo Vicente, esteticista cosmetóloga da Unidade de Avaliação e Controle, da Coordenaria Regional de Saúde Sul (CRS Sul), diz que a pessoa com flacidez corporal não pode receber massagem modeladora. Já pessoas com inflamações, infecções e tumores não podem realizar drenagem linfática.


Segundo ela, os benefícios dependem do tipo de aplicação: “A massagem relaxante, como o próprio nome diz, relaxa. A drenagem linfática ajuda a eliminar as toxinas do corpo e também o edema corporal. A modeladora, através de movimentos fortes e rápidos, ajuda a modelar a gordura corporal”.


Cada tipo de massagem é feita em partes específicas do corpo. O objetivo é atingir pontos que levem a pessoa a relaxar, a aliviar dores e estimular a circulação sanguínea. “É muito gratificante quando vejo que a pessoa está se sentindo bem melhor depois da massagem. Meu trabalho é importante porque ajudo na saúde e no bem-estar das pessoas”, conta Jeferson Bento Pereira, funcionário da SUVIS Regional Sul e que tem formação para atuar como massagista.

Foco na qualidade de vida


O projeto Espalhando Qualidade de Vida, desenvolvido na Coordenadoria Regional de Saúde Sul, realiza ao longo de todo ano ações voltadas aos servidores. Uma delas são as sessões gratuitas de quick massage e de reflexologia podal, realizadas por Jeferson Bento Pereira, funcionário da casa e voluntário no projeto.
Já nas unidades de saúde do território da CRS Sul não existe programa específico relacionado à massagem. Porém, em alguns grupos de Tai Chi Pai Lin os usuários têm a oportunidade de aprender a realizar a automassagem.


Algumas unidades, como o Centro Especializado em Reabilitação (CER) IV M' Boi Mirim, localizado no bairro Jardim Herculano, em M’Boi Mirim, ensinam as mães a realizar a Shantala. Trata-se de uma técnica indiana e ajuda o bebê a relaxar, evita possíveis cólicas, melhora insônia, facilita a digestão e cria um vínculo ainda maior entre mãe e filho.

collections
Galeria de imagens