Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Terça-feira, 16 de Fevereiro de 2016 | Horário: 15:33

Zona Leste elege representantes ao Conselho Municipal de Saúde

Plenária reuniu mais de 30 representantes. Maria Adenilda foi reconduzida à vaga titular e Paulo Belinelo à suplência

Eleição ocorreu no Centro de Referência de Saúde do Trabalhador da Leste (CRST), em Itaquera.

 

Por Cecília Figueiredo
Fotos: Plenária da Leste

No último sábado (13), cerca de 50 ativistas do Movimento Popular de Saúde da zona Leste escolheram, em Itaquera, representantes para uma das cinco vagas ao Movimento de Saúde no Conselho Municipal de Saúde de São Paulo para o biênio 2016-2017. Foram eleitos Maria Adenilda Mastelaro e Paulo Roberto Belinelo.

A eleição ocorreu no Centro de Referência de Saúde do Trabalhador da Leste (CRST), em Itaquera. Maria Adenilda foi reconduzida à vaga de titular. Belinelo foi eleito como suplente na representação da sociedade civil, composta por 16 dos 32 titulares que compõem o órgão tripartite.

A escolha de uma das cinco vagas correspondentes ao movimento de saúde teve o apoio de representante da Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Itaquera, Itaim Paulista, São Mateus, São Miguel, Penha, Aricanduva e Mooca.

Importância

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) tem por finalidade atuar e deliberar na formulação e controle da execução da política municipal de saúde. Isso inclui os aspectos econômicos e financeiros, as estratégias e a promoção do processo de controle social em toda a sua amplitude, no âmbito dos setores público e privado.

Cabe ao CMS o controle, planejamento e a fiscalização do Fundo Municipal de Saúde, para onde são destinados os recursos da saúde no município.

De composição paritária, o mandato dos participantes dura dois anos, com direito à recondução. O conselho possui representantes das instituições governamentais e prestadores de serviços ou produtores de materiais de saúde, trabalhadores da saúde e sociedade civil (movimento de saúde, movimentos sociais e comunitários, portadores de patologias, pessoas com deficiência, entidades sindicais patronais e entidades sindicais gerais de trabalhadores).

 

collections
Galeria de imagens