Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Terça-feira, 16 de Fevereiro de 2016 | Horário: 14:21

Região Sul realiza Cata-Bagulho contra mosquito

Ação faz parte da campanha 'Todos juntos contra a dengue, chikungunya e Zika vírus'

Ação de sensibilização em relação a dengue no Jardim Três Corações

 

Por Patricia Torres


Neste último sábado (13), a região próxima à UBS Chácara do Sol (Capela do Socorro) recebeu um mutirão de Cata-Bagulho. Trata-se de uma das várias atividades desenvolvidas para combater o Aedes aegypti. No dia 6 de fevereiro houve mutirão nas proximidades da UBS Mata Virgem, em Pedreira.

O mutirão de Cata-Bagulho em Capela do Socorro recolheu materiais inservíveis que possam reter água da chuva em moradias e vias públicas, dando espaço para a proliferação do mosquito.

Participaram os funcionários da UBS, entre eles gentes comunitários de saúde (ACS), Agentes de Promoção Ambiental (APA) do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), agentes de zoonoses da Supervisão de Vigilância em saúde da Capela do Socorro (SUVIS) e profissionais da Subprefeitura de Capela do Socorro.

Dia D contra o mosquito

Ainda em Capela do Socorro, no dia 30 de janeiro, durante seis horas foi realizado o Dia D da Dengue no Jardim Três Corações. A ação contou com 77 profissionais, entre agentes comunitários de saúde, enfermeiros e auxiliares, gestor e agentes do PAVS e agentes da SUVIS.

Durante a ação foram distribuídos panfletos e fixados folders informativos no comércio. No total houve cobertura de cerca de 2.300 moradias e comércios na extensão do território da UBS. Aproveitando a oportunidade, profissionais fizeram a distribuição de preservativos e hipoclorito, devido à baixa procura na unidade de saúde.

UBS Mata Virgem

No dia 6 de fevereiro a operação Cata-Bagulho esteve durante todo o dia nas proximidades da UBS Mata Virgem, em Pedreira. Foram visitadas as ruas Cônego José Pascoal, 6 de Maio e Avenida Cidade Judaidet. Neste percurso o Consórcio SOMA utilizou dois caminhões para recolher 36 toneladas de materiais inservíveis, depositados pelos moradores nas calçadas durante o mutirão.

A ação contou com uma Tenda Ambiental instalada na Rua Cônego José Pascoal. Os moradores da região puderam ver no local uma exposição de animais sinantrópicos (aqueles que podem transmitir doenças).

Quatro agentes comunitários de saúde (ACS), três agentes de zoonoses e uma educadora do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) participaram da ação de sensibilização dos moradores.

Também foram realizadas cerca de 30 visitas compartilhadas com os ACS e agentes de zoonoses nas áreas e residências mais críticas. A população foi orientada em relação aos cuidados com o mosquito e a necessidade de eliminar os criadouros do Aedes aegypti.

A atividade foi uma realização do Comitê da Dengue de Cidade Ademar/Santo Amaro, em parceria com o Setor de Responsabilidade Socioambiental da Organização Social Santa Catarina.

collections
Galeria de imagens