Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Sexta-feira, 5 de Fevereiro de 2016 | Horário: 17:09

UBS Panamericano realiza ação educativa para o Carnaval

Atividade contou com a parceria com o CTA para a realização de testes rápidos de HIV

Por Talita Coutinho

Contaminação só por alegria. Este foi o tema da ação preventiva desta quinta-feira (4) para o Carnaval na Unidade Básica de Saúde (UBS) Panamericano, no bairro Jaraguá (zona Norte). Houve palestra ministrada pela enfermeira Vanilda Barros Miranda envolvendo temas como gravidez, doenças sexualmente transmissíveis (DST), a importância do uso de preservativo, violência contra a mulher e higiene intima. Uma parceria realizada pela UBS e pelo Centro e Testagem e Aconselhamento (CTA) de Pirituba proporcionou a realização de testes rápidos de HIV aos usuários da região - 25 pessoas fizeram o teste, que fica pronto em no máximo 30 minutos.

A gerente do CTA de Pirituba Cristina de Paula relata a característica do exame: “A atividade que nós estamos fazendo é o teste oral de HIV. É um teste bem tranquilo e fácil para ser feito. É menos evasivo e descartável”.

O processo se inicia com uma triagem. O usuário é entrevistado individualmente e, após a entrevista, o teste é feito através de um cotonote. O próprio cidadão passa o objeto quatro vezes na parte de cima da gengiva e outras quatro na parte de baixo. Após esse processo, aguarda o resultado.

‘É simples, rápido e importante’

A usuária Simone Mathias Coelho Silva relata sua experiência: “Eu acho muito bom fazer o teste porque às vezes as pessoas imaginam que não têm nada e acabam tendo. É simples, rápido e importante. Foi a primeira vez que fiz”. Para Renan Elias da Silva não foi diferente. “Foi tranquilo e rápido. Já havia feito o de sangue e hoje foi a primeira vez que eu fiz o de saliva”, disse.

O teste de HIV só pode ser realizado se a pessoa não ingeriu comida, bebida, bala ou chiclete, tiver fumado e escovado os dentes no período de 30 minutos.
Nesta época de festas, eles aumentam as campanhas de prevenção as DST. Estima-se que serão distribuídos em média de 20 mil preservativos na região de Pirituba / Perus.


A importância

“Estávamos em reunião com as agentes de saúde e pensamos em fazer alguma atividade pré-Carnaval, porque nessa época as pessoas bebem muito e acabam perdendo o controle da situação, acabam tendo relação sexual sem preservativo. Achamos importante alerta-los sobre as DST e o uso do preservativo”, explica a enfermeira Vanilda.

A equipe de saúde da UBS pretende continuar realizando essas ações educativas uma vez por semestre.

CTA

O CTA oferece aconselhamento e orientação para prevenção às DST, realiza testes de hepatite B e C, sífilis e HIV. Distribui preservativos masculinos e femininos.

Serviço:
Atendimento gratuito, de segunda a sexta feira , das 7h00 às 19h00.
Av. Doutor Felipe Pinel, 12 – Pirituba

 

collections
Galeria de imagens