Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Quarta-feira, 3 de Fevereiro de 2016 | Horário: 14:20

‘Camisinha na folia, camisinha todo dia’

Equipes da Secretaria Municipal da Saúde incentivam foliões ao uso de preservativo e realização de testes

Por Luciana Abreu e Keyla Santos

Carnaval, alegria e vida desfilam unidos no Carnaval. Durante os dias de folia, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Programa Municipal de DST/Aids, incentivará o uso de preservativos pelos foliões. Também vai dialogar, principalmente com os jovens, sobre os riscos de infecção pelo HIV. O mote da campanha deste ano é “Camisinha na folia, camisinha todo dia”. O objetivo é destacar a importância do preservativo nas relações sexuais e da realização do teste diagnóstico. A campanha será lançada oficialmente nesta sexta-feira (5), junto com a abertura do carnaval paulistano no Sambódromo do Anhembi.

Serão realizadas atividades em escolas de samba, blocos de carnaval de rua, além da ação na 16ª edição do espetáculo da Banda do Fuxico, na próxima segunda-feira (8), no Largo do Arouche, a partir das 12h. Os profissionais da SMS estarão vestidos com a camiseta da campanha. Jumbos (dispensadores com capacidade para aproximadamente 15 mil preservativos) serão colocados no sambódromo, em frente às escadas das arquibancadas.

Para Eliana Battaggia Gutierrez, coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, o uso do preservativo ainda é a alternativa mais eficaz na prevenção às DST, HIV e Aids. “Por isso, a estratégia de distribuição de camisinhas em pontos de grande concentração de pessoas também nesta época do ano”, afirmou.

Se vacilar na folia, conte com o App ‘Tá Na Mão’

Qualquer pessoa que tiver feito sexo e esteja se sentindo insegura, pode buscar ajuda no aplicativo “Tá na Mão”, um guia de orientações e serviços sobre Aids e outras DST no município. O App apresenta um questionário ilustrativo, permitindo que, com os resultados apresentados, a pessoa analise seu grau de risco e obtenha informações sobre as DST. É importante ressaltar que esse não é um App dirigido a homens que fazem sexo com homem (HSH), e sim a todos que tenham vida sexual ativa.

O App traz ainda, por meio do GPS, a localização de serviços de saúde mais próximos, onde podem ser obtidos preservativos, realizados testes ou a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) - uma forma de prevenção da infecção por meio de medicamentos, para pessoas que possam ter entrado em contato com o vírus recentemente. O ideal é iniciar a PEP nas primeiras duas horas após a exposição, mas ela pode ser realizada em até 72 horas.

Balanço

Nos 30 dias de dezembro foram distribuídos mais de oito milhões de camisinhas. Os jumbos também estão presentes em outros lugares de grande trânsito de pessoas, como Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA).

Em 2015, foram realizados 530.627 testes para diagnóstico do HIV e distribuídos 61,3 milhões de preservativos em toda a cidade de São Paulo. A ampliação da testagem também é meta do município.

collections
Galeria de imagens