Cantinho do Céu comemora entrega de UBS

Nova unidade de saúde beneficiará cerca de 20 mil pessoas

Por Tatiana Ferreira
Foto: Edson Hatakeyama


A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) inaugurou nesta quinta-feira (28) a Unidade Básica de Saúde (UBS) modular do Cantinho do Céu, na região do Grajaú, em Capela do Socorro (zona Sul). A unidade contempla uma antiga reivindicação da população - foram quase vinte anos de espera - e beneficiará cerca de 20 mil pessoas.

A UBS contará em seu quadro profissional com cinco médicos generalistas, cinco enfermeiras, 10 auxiliares de enfermagem, um gerente, 30 agentes comunitários de saúde, dois técnicos de farmácia, um farmacêutico, um agente de promoção ambiental e sete funcionários administrativos. O funcionará ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Por agilizar a instalação - neste caso foram 70 dias -, o novo método foi utilizado para atender a população durante a construção da UBS Cantinho do Céu definitiva, que ficará dentro do mesmo terreno. “Para uma cidade como São Paulo, que não tem mais terreno ou que precisa realizar desapropriação, está é uma solução inteligente e importante para levar atendimento de qualidade à população das periferias”, explicou Alexandre Padilha, secretário municipal da Saúde.


Estrutura

A unidade provisória é feita em estrutura metálica e paredes construídas com placas revestidas de aço e miolo de poliuretano, material acústico e térmico, que passou por processo de adequação para a instalação de estabelecimento de assistência à saúde.

As cinco equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) da UBS já eram do território e agora passam a atuar dentro da unidade. A UBS prestará todos os serviços que envolvem o atendimento em Atenção Básica (consultas médicas, de enfermagem, vacinação, curativos, inalação e visitas domiciliares).

Nesta sexta (29) a unidade precisou ficar fechada para que fosse realizada uma higienização dos espaços internos, necessário após sua abertura para visitação da população. Mas já na segunda-feira (1º) começa a funcionar. As equipes de ESF, que hoje dividem espaço com as equipes da UBS Cocaia, serão transferidas gradativamente para a nova UBS, finalizando a transferência ainda na primeira de fevereiro.


Plano de Metas

A instalação da unidade no bairro estava prevista no Plano de Metas e era tida como uma das principais prioridades da Pasta. “Realmente, quando cheguei na Coordenadoria, a primeira coisa que me foi passada foi que a UBS do Cantinho do Céu tinha que acontecer e foi o que aconteceu. Lutamos e trabalhamos muito para tornar realidade. A unidade é linda, está toda montada, com qualidade, mas nos não vamos desistir de construir a unidade definitiva”, afirmou Tania Zogbi Sahyoun, coordenadora de saúde da região Sul.

Anelita Santos, conselheira gestora da região lembrou de todo o esforço empreendido pela comunidade, conselhos e Movimento Popular de Saúde para conseguir a UBS. “Eu nem estou conseguindo acreditar que é realidade. Mas está aqui, pronta. Vamos continuar à disposição de todos e pedimos aos moradores da região para conservar a unidade”.


Mais consultórios

A unidade, que está sob o contrato de gestão pela Associação Saúde da Família, contará ainda com cinco consultórios de clínicas básicas, um consultório para Saúde da Mulher, uma sala de vacina, uma sala de inalação/medicação, uma sala de curativo, uma sala de acolhimento, farmácia, uma sala para recepção e regulação, entre outras dependências administrativas.

A UBS está num terreno já adquirido pela municipalidade (o mesmo onde ficará a unidade definitiva) e sem custos de locação. Para a aquisição do terreno e instalação da estrutura modular, o Município investiu cerca de R$ 3 milhões.


Serviço:
UBS Cantinho do Céu
Local: Rua dos Acordes, nº 200 – Cantinho do Céu.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.