PREFEITURA DE SÃO PAULO

Projeto Sorria Jardim Capela beneficia mais de 200 crianças de M’Boi Mirim

5ª edição do evento ofereceu promoção e prevenção de saúde bucal

04/09/2015 14h44

Projeto Sorria Jardim Capela atendeu mais de 200 crianças

 

Por Tatiana Ferreira (*)
Foto: Luciana Zambuzi


Uma parceria entre os profissionais da UBS Jardim Capela, da equipe de odontologia da OSS CEJAM (M’ Boi Mirim), e do Centro Acadêmico da Faculdade de Odontologia da USP possibilitou a realização da 5ª edição do Projeto Sorria Jardim Capela, voltado para a promoção da saúde bucal.

O evento - que acontece desde 2010 - ocorreu no dia 29 de agosto e reuniu grande número de usuários, especialmente da região da UBS Jardim Capela e Vila Calu. A ação reuniu 19 alunos da FOUSP e 15 voluntários, que ofereceram às crianças ações de prevenção e promoção à saúde bucal. Foram realizadas palestras educativas, evidenciações de placa bacteriana, escovações supervisionadas, exames clínicos e aplicações tópicas de flúor.

Nos casos necessários, foram feitas pequenas intervenções por meio da técnica ART (tratamento restaurador atraumático), baseada no atendimento do paciente na ausência de motores ou mesmo anestesia, com uso de material restaurador de boa adesão.

‘Momento fundamental’

Gabriela Scheffer, aluna do 1º ano de odontologia, participou pela primeira vez da ação e destacou sua importância. “Fiquei muito feliz quando fui sorteada para participar. Estou aprendendo bastante por ser uma ação integrada entre os cursos de saúde”, disse a estudante. A docente Camila Gallo, professora da Faculdade de Odontologia da USP e supervisora da atividade, destacou sua importância. “Um momento como este é fundamental, pois é a oportunidade do aluno vivenciar a prática e conhecer outro tipo de serviço”, afirmou.

A população adulta também foi atendida. A equipe de enfermagem da UBS Jardim Capela, com o apoio de alunos da Escola de Saúde CEJAM, realizou uma busca ativa de hipertensos, testes de glicemia e teste rápido de HIV.

Com um sorriso no rosto, Elisa, de seis anos, acompanhada por sua avó Neusa, participou pela primeira vez da ação. “Foi muito legal e não tive medo do dentista”, disse Elisa.

O projeto

O projeto teve início em 2010 e foi idealizado por Carlos Eduardo Fonseca, dentista da UBS Jardim Capela e ex-aluno da FOUSP. Já foi apresentado, em anos anteriores, no encontro de Saúde Pública de Medicina da Família, realizado no Anhembi, e em um congresso da área ocorrido em Águas de Lindoia.

(*) com dados da Assessoria de Imprensa do CEJAM e da Agência Universitária de Notícias