Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Quarta-feira, 17 de Junho de 2015 | Horário: 13:56

Orientação sobre descarte correto de medicamentos beneficia 2,4 mil pessoas na zona Leste

Ação farmacêutica realizada em Guaianases também informou sobre uso e armazenamento de medicamentos

Por Cecília Figueiredo

Compartilhar informação para garantir um meio ambiente saudável. Esse foi o motivador da ação de descarte correto de medicamentos realizado, na semana passada, pela assistência farmacêutica da Supervisão Técnica de Saúde (STS) Guaianases. Entre 8 e 12 de junho uma equipe de farmacêuticos percorreu quatro locais de grande circulação de pessoas. Objetivo: orientar e coletar medicamentos vencidos ou sem utilização. O resultado foi mais de 2.400 pessoas orientadas, materiais informativos distribuídos à população e a coleta de 3,5 quilos de remédios descartados por munícipes que estiveram nos pontos da ação.

A estação ferroviária Guaianases da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), o Mercado Municipal e dois supermercados do distrito foram visitados pela equipe de profissionais durante os cinco dias.

Segundo Giuliana Érika Yoshida, assessora técnica de STS Guaianases, foram distribuídos folhetos informativos e a relação de endereços de unidades de saúde da Prefeitura de São Paulo, na região de Guaianases, que recebem medicamentos para descarte.

Contaminação

Sobre os medicamentos vencidos ou sem uso, Giuliana alertou que eles não devem ser jogados no lixo, na pia ou no vaso sanitário porque contaminarem o meio ambiente. “Quando se joga o medicamento no vaso sanitário ou no lixo, contamina-se o solo e as águas. Os medicamentos sem uso ou vencidos devem ser levados às unidades de saúde, onde serão destinados à empresa especializada, que realiza a incineração adequada”, disse a assessora.

Dentre as dúvidas esclarecidas, Giuliana citou também o armazenamento seguro dos medicamentos, que deve ser feito “sempre em local protegido da luz, calor e umidade”, afirmou Giuliana. “Os que necessitam de refrigeração, devem ser armazenados em geladeira e sempre fora do alcance de crianças”, acrescentou a assessora.

De acordo com a farmacêutica, que coordenou a atividade de promoção de saúde, é importante evitar bebida alcoólica caso a pessoa esteja usando medicamento. “Na dúvida quanto ao uso do medicamento, o correto é procurar o(a) farmacêutico(a) da UBS próxima onde mora. É muito importante, para que haja eficácia do tratamento, tomar os medicamentos no horário correto, na dose recomendada e no período estabelecido pelo médico”, disse.

Os farmacêuticos também orientaram a população sobre as interações medicamentosas, além de divulgar as farmácias populares e os remédios distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

collections
Galeria de imagens