Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Terça-feira, 16 de Junho de 2015 | Horário: 16:08

Inverno aumenta casos de resfriados e crises alérgicas

Tosse, coriza e chiados no peito são alguns dos sintomas da estação

Os principais sintomas desta época do ano são: a tosse, a coriza, os chiados no peito, a falta de ar, os espirros, a coceira nasal e ocular

 

Por Caroline Pellegrino
Foto: Edson Hatakeyama

Com a chegada do outono, do inverno e dos dias frios, os índices de resfriados e crises alérgicas ganham maiores proporções. Some-se ao frio o aumento da poluição, o ar seco e aglomerado de pessoas em lugares fechados. Os principais tipos de alergia são: a asma, a rinite alérgica, a sinusite alérgica e a conjuntivite. Geralmente, a alergia é uma doença genética, ou seja, nasce com a pessoa.

Outros tipos de doenças respiratórias bastante prevalentes nesta época do ano são as doenças virais: resfriado comum, gripe, bronquite aguda e sinusite. “As doenças virais respiratórias são altamente contagiosas de pessoa para pessoa. A gripe é uma infecção viral mais grave que o resfriado, podendo até levar a morte. Isto se dá pelo tipo de vírus que causa a gripe e o resfriado”, explica Marcelo Lopes, pneumologista do Centro Especializado em Reabilitação Carandiru (CER-Carandiru).

O vírus da gripe tem potencial para causar pneumonia viral e em casos mais graves até insuficiência respiratória aguda, quadro grave que pode levar a parada respiratória e morte. Os sintomas de ambas as doenças são parecidas. A diferença é a gravidade. No caso da gripe, os sintomas são intensos: febre mais alta, falta de ar, comprometendo o estado geral do paciente. “Por sorte, o resfriado é muito mais comum que a gripe e o que normalmente as pessoas chamam de gripe, na verdade, é resfriado”, comenta o pneumologista.

Vacinação

É importante a vacinação da gripe para as pessoas do grupo de risco: crianças de seis meses até cinco anos de idade, mulheres gestantes e puérperas - mulheres que deram à luz até 45 dias -, trabalhadores da área da saúde, adultos maiores de 60 anos, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. A campanha de vacinação contra a gripe influenza nas Unidades Básicas de Saúde foi prorrogada até 19 de junho (sexta-feira).

Os principais sintomas desta época do ano são: a tosse, a coriza, os chiados no peito, a falta de ar, os espirros, a coceira nasal e ocular.

collections
Galeria de imagens