Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Segunda-feira, 15 de Junho de 2015 | Horário: 19:21

Benefícios à saúde do corpo e da mente. É a Zumba!

Ritmo latino contribui para prevenção e promoção da saúde de cerca de 50 pacientes de UBS da zona Sul

Inspirado no balanço latino, a Zumba ela conversa com o embalo agitado da cidade, das academias e, agora, da unidade de saúde

 

Por Keyla Santos
Foto: Edson Hatakeyama

A chuva e o frio que acometeram a cidade de São Paulo nesta segunda-feira (15/6), não esfriaram a animação dos usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Alto do Umuarama e adjacências, que participam do Grupo de Zumba. O ritmo tem muito a ver com São Paulo. Inspirado no balanço latino, ela conversa com o embalo agitado da cidade, das academias e, agora, da unidade de saúde. As aulas acontecem às segundas e às quintas-feiras, a partir das 15h, no espaço cedido pela Associação de Moradores do Inocoop, na zona Sul. O idealizador e responsável pela atividade é o educador físico Eduardo Euzébio Veríssimo, que contribui para a prevenção e promoção da saúde de cerca de 50 pacientes.

Veríssimo trabalha na UBS Alto do Umuarama há seis meses. Desde o início sentiu a necessidade de dar esse apoio para a população. O Grupo de Zumba existe há quatro meses. É muito procurado. As aulas que inicialmente eram apenas às segundas-feiras ganharam mais um dia. Passaram a acontecer também às quintas-feiras.

“Eu sempre trabalhei em academia e dava esse tipo de aula lá. Quando comecei a trabalhar no posto de saúde, não tinha nada parecido para a comunidade. Trata-se de uma modalidade legal, possui muitos benefícios e todo mundo consegue fazer, por isso, criei esse projeto”, disse Veríssimo.

‘Além da perda de peso, sinto os benefícios no dia a dia, como a melhora do humor’

O vigilante operador de monitoramento Claudinei Santos, de 30 anos, participou da aula pela primeira vez. Ficou sabendo do grupo por meio de sua esposa e considera uma boa atividade para sair do sedentarismo e para manter a saúde em dia. “Decidi participar da aula, pois tenho uma vida sedentária. Trabalho numa escala de 4X2 (trabalha quatro dias, folga dois), durante 12 horas, sentado ou pé, mas sem atividade alguma, apenas observando as câmeras. Fiz a primeira vez e gostei. Pretendo vir mais vezes”, disse.

A autônoma Ivani Fortunato Pereira da Silva, de 50 anos, está no grupo há quatro meses. E já sente os benefícios. “Eu tenho bursite e sentia muita dor, também sentia muitas dores nas pernas por ficar muito tempo em pé e agora já não sinto mais. Sempre gostei de dançar, mas não conseguia. Aqui consigo dançar, já perdi peso, sinto meu corpo leve e conquistei coordenação motora”, afirmou Ivani.

Já a cozinheira Maria Aparecida Vieira dos Santos, de 39 anos, participa da atividade junto com suas filhas, uma de 17 anos e outra de 14 anos. “Comecei a fazer para perder peso. Participo das aulas com frequência e já eliminei cinco quilos. Além da perda de peso, sinto os benefícios no dia a dia, como a melhora do humor. A comunidade tem diversos problemas psicológicos e familiares e essas aulas distraem a mente e ajudam a viver melhor”, explicou Maria.

Você sabe qual é a origem da Zumba?

A Zumba foi idealizada pelo dançarino colombiano Beto Perez, em 2001. Ele criou esse método que reúne vários ritmos do mundo inteiro para serem aplicados numa única aula, com coreografias de fácil movimentação. Entre os ritmos é possível destacar Salsa, Merengue, Hip Hop, Axé, Mambo etc. Essa marca tornou-se um estilo de vida e combina fitness, entretenimento e cultura.

As aulas de Zumba no Brasil só podem ser ministradas por educadores físicos que realizam o curso intensivo do ritmo. Dessa forma, a população tem a garantia de ter aulas com um profissional certificado e que ficará atento às necessidades do grupo. Conheça os profissionais capacitados por meio do site.

collections
Galeria de imagens