Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Segunda-feira, 15 de Junho de 2015 | Horário: 13:54

Cisterna e horta marcam Semana do Meio Ambiente na região sul

UBS Jardim Maracá ensinou usuários a montar reservatório de água da chuva. UBS Paraisópolis 2 elaborou ação em área verde

Segundo Debora (rosa) a população vai pode ver na prática como funciona a cisterna

 

Texto e foto por William Amorim

Como parte das comemorações da semana do Meio Ambiente, celebrada na semana passada, duas Unidades Básicas de Saúde do Campo Limpo, na zona Sul da capital, prepararam atividades para interagir com a comunidade. A UBS Jardim Maracá inaugurou o seu próprio sistema de captação de água da chuva. No mesmo dia, a unidade ofereceu a seus usuários uma oficina explicando o passo a passo para a construção e manutenção de uma cisterna. Já a UBS Paraisópolis 2 celebrou a data com um plantio na horta da própria unidade.

Aproveitando a água da chuva

Na oficina realizada no dia 10 de junho pela UBS Jardim Maracá, os presentes puderam ouvir uma explicação teórica sobre as diretrizes, normas – segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) – e o funcionamento de cada peça que seria construída.

Depois tudo foi colocado em prática e os usuários puderam elaborar a cisterna da unidade. “É uma coisa que a gente aprendeu e agora podemos fazer na nossa casa. Os vizinhos vão ver e assim vamos passar para a frente. Além economizar água, também dá para economizar na conta”, afirma a aposentada Maria Conceição Alves.

Além de orientações sobre a montagem, na oficina foi sendo explicado que a água armazenada só pode ser utilizada para fins não potáveis e, por essa razão, não há a necessidade de utilizar cloro na água armazenada. Outra dica é que a limpeza do reservatório é anual e para controlar o ph da água da chuva de São Paulo, que é ácida, é só colocar uma pedra calcária dentro do reservatório.

“A cisterna, que foi baseada no sistema do Edison Urbano, é um exemplo para a comunidade. Assim, as pessoas podem ver, na prática, como funciona o aproveitamento de água da chuva. Também é uma maneira de mostrar a forma correta de armazenar a água evitando o mosquito da dengue”, explica a gestora ambiental da UNASP Débora Pereira de Araújo.

Por ser a primeira a adotar o sistema na região do Capão Redondo, a unidade será referência para as outras da região. A próxima a implantar uma cisterna será a UBS Luar do Sertão. “Somos um ponto multiplicador de práticas e ideias e, através da semana do meio ambiente, desenvolvemos várias ações. Uma delas foi a construção da cisterna devido à necessidade que encontramos com esta crise hídrica”, diz Everton Tumilheiro Rafael, Agente de Promoção Ambiental (APA) da UBS Jardim Maracá.

Cisternas: economia de água e dinheiro

Cisternas são reservatórios que armazenam água da chuva para que ela possa ser reaproveitada para fins não potáveis. Podem ser construídas de alvenaria ou pré-fabricada com outros materiais como plástico e fibra de vidro.

Com a adoção de uma cisterna é possível evitar o desperdício e ainda economizar na conta de água. Além disto, a água que é armazenada pode ser utilizada para a limpeza de ambientes externos e jardins, assim como a lavagem de carro, irrigação de plantas, entre outras. Vale lembrar que essa água não é própria para beber e nem para ser utilizada no preparo de comidas.

UBS Paraisópolis 2 investe em espaço verde

Para reafirmar a importância dos cuidados ao meio ambiente, a UBS Paraisópolis 2, com o auxílio da APA da unidade Maria Aurivan, propuseram a revitalização da horta da UBS, já que no local são realizadas atividades ambientais e de grupos. No dia 5, os usuários e colaboradores que participaram da ação receberam orientações da APA sobre sustentabilidade e consumo consciente da água.

Todos puderam ajudar no plantio de mudas de boldo, nas podas das plantas, adubagem da terra e aplicação de chorume. Ao final, os participantes ganharam um marca páginas com o endereço do novo Eco Ponto e Centro de Triagem de Paraisópolis.

 

collections
Galeria de imagens