Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Sexta-feira, 12 de Junho de 2015 | Horário: 10:52

Profissionais de enfermagem passarão por capacitação

Objetivo é melhorar o processo de trabalho para otimizar atendimento

Por William Amorim

Na próxima quarta-feira (17/6), das 8h às 13h, a Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS Sul) oferecerá, no auditório da Unisa, uma capacitação aos enfermeiros responsáveis pelas salas de vacinas das Unidades Básicas de Saúde do território da CRS Sul.

Entre os objetivos da palestra “Comunicação e Relacionamento Interpessoal: bases da humanização” está a melhoria da qualidade da assistência na sala de vacina.

Dia da Enfermagem

No dia 14 de maio, a CRS Sul realizou um evento na sede da UNIP campus Chácara Santo Antônio em homenagem à Semana da Enfermagem. Com o tema “A Comunicação e a Relação com o Usuário, Família e Coletividade”, o encontro foi relacionado com a 15ª Conferência Nacional de Saúde, que envolve a questão da coletividade e a relação com a família, usuário e comunidade.

“O evento foi destinado aos profissionais dessa área e de todos os equipamentos de saúde com o objetivo de prestigiar a equipe de enfermagem. A proposta não era algo técnico, pensamos em algo que motivasse o nosso colaborador para ele perceber que a motivação é algo que vem dele”, explica a assessora técnica da área de enfermagem da CRS Sul Silmara Alves dos Santos.

‘Repensar a profissão’

A primeira palestra foi ministrada pela enfermeira Karen Murakami Yano, especialista em psiquiatria e saúde mental e mestre em pediatria. A atividade teve como tema “o relacionamento interpessoal e comunicação terapêutica”. Discutiu-se como as formas de se comunicar podem ajudar o profissional a oferecer uma assistência mais humanizada e individualizada ao paciente.

“A Semana da Enfermagem é um momento de repensar nossa profissão, precisa dessa valorização e incentivo. A enfermagem é um trabalho incrível, que não importa quanto tempo passe, você sempre vai aprender e enquanto isso acontecer e a gente conseguir olhar e acreditar no outro a profissão terá grande futuro”, afirma Karen.

A segunda palestra teve como tema “Positividade e prosperidade” e foi ministrada por Elvis Wanderley, coordenador do curso de jornalismo da UNIP. “Nós temos que ser positivos em qualquer área e principalmente na da saúde, que lida com pessoas que estão mais fragilizadas. Esses eventos funcionam como reciclagem profissional. Servem para dar uma despertada, ainda mais quando abordam temas que saem do mundo desses profissionais”, diz o coordenador.

As palestras foram aprovadas pelo público. “Todos os encontros que são promovidos com o intuito de trabalhar melhores estratégias para lidar com o público são interessantes. Deveriam ter mais eventos assim. As palestras trouxeram situações que vivemos no dia a dia, e que são importantes serem trabalhadas, como a fala, a postura e a forma interagir”, disse Denise dos Santos Oliveira, auxiliar de enfermagem do CAPS 3 Largo Treze.

 

collections
Galeria de imagens