Saúde lança aplicativo na Parada Gay que “calcula” risco de contrair HIV

Inédito no Estado, app traz ainda a relação das unidades municipais que oferecem tratamento e dicas de prevenção

Depois de baixar o aplicativo, os interessados encontrarão informações sobre prevenção ao HIV e o menu “Saiba seu risco”, uma calculadora de risco de infecção que fornece um resultado com base nos comportamentos relatados

 

Por Luciano Cavenagui
Foto: Edson Hatakeyama

 

O Programa Municipal de DST/Aids, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), desenvolveu o aplicativo “Tá na Mão”, para celulares e tablets, um verdadeiro guia de orientações e serviços que envolvem Aids e outras DSTs no município. Único neste modelo no Estado, o app está disponível em plataforma Android e agrupa tudo o que uma pessoa precisa saber sobre o tema e informa onde pode fazer exames e tratamentos no município, entre outras funções. Haverá ampla divulgação do aplicativo na versão beta durante a 19ª Parada do Orgulho LGBT, que será realizada no próximo domingo na Avenida Paulista.

A epidemia na cidade de São Paulo é fortemente concentrada na população HSH (homem que faz sexo com homem) e está crescendo, principalmente, entre os jovens gays. Em 2014 foram realizados na Rede Municipal mais de 562 mil testes para diagnóstico do HIV.

Depois de baixar o aplicativo, os interessados encontrarão informações sobre prevenção ao HIV e o menu “Saiba seu risco”, uma calculadora de risco de infecção que fornece um resultado com base nos comportamentos relatados. Na mesma página existe um link para PEP (Profilaxia Pós-Exposição), uma forma de prevenção da infecção usando os medicamentos que fazem parte do coquetel utilizado no tratamento, para pessoas que possam ter entrado em contato com o vírus recentemente. Por meio do GPS, por exemplo, o app mostra os endereços mais próximos onde a pessoa pode buscar esse tratamento.

Quanto mais precocemente a pessoa se descobrir soropositiva e iniciar o tratamento adequado, menor o dano causado pelo HIV ao sistema imunológico. Além disso, o tratamento apropriado leva a uma queda de 96% na possibilidade da transmissão do vírus. Atualmente, o tratamento da infecção pelo HIV pode ser realizado com apenas um comprimido ao dia.

Por meio do GPS, por exemplo, o app mostra os endereços mais próximos onde a pessoa pode buscar esse tratamento

 

“Esse aplicativo é um autêntico aconselhamento de bolso envolvendo Aids e outras DSTs, trazendo tudo o que uma pessoa precisa saber de informações e serviços no âmbito do Município”, afirma a coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, Eliana Battaggia Gutierrez. O aplicativo foi desenvolvido durante quatro meses e estará disponível na Google Play. Em breve, poderá ser baixado também em outros sistemas operacionais.