Unidade da região Oeste oferece oficina de cidadania

Usuários da UBS Integral Jd. Edite-Meninópolis esclarecem dúvidas sobre Previdência Social e direitos da pessoa idosa, entre outros temas

Por Cristiane Guterres

Quem acredita encontrar em uma unidade de saúde apenas atendimentos médicos, vacinação, curativos e outros serviços de atenção à saúde perceberá que está enganado. Basta conhecer o trabalho da assistente social Simone Pereira Monteiro. Por iniciativa dela, a população do Brooklin tem à disposição uma oficina que permite a todos conhecer seus direitos e deveres enquanto cidadãos.

Simone é assistente social da UBS Integral Jd. Edite-Meninópolis, que atende muitos pacientes com dúvidas sobre previdência social, assistência ao idoso, benefícios assistenciais etc. Pensando em facilitar o acesso dessa população à informação, a assistente social escreveu o projeto Oficina de Cidadania, apresentado para a gerente da UBS Andréia Christina Borella, que ofereceu todo o apoio. “Eu pensei em fazer essa oficina para ser um espaço para o usuário discutir sobre direitos e deveres. Abri este caminho para que as pessoas tenham acesso à informação” informou Simone.

Cada encontro bimestral da Oficina de Cidadania dura duas horas. O objetivo é sensibilizar os participantes para o exercício diário da cidadania e facilitar seu acesso aos serviços públicos. A oficina estabelece um tema de acordo com as solicitações feitas pelos participantes e convida o órgão responsável para falçar do assunto escolhido.

Sucesso

No primeiro encontro, em outubro de 2014, o grupo teve dúvidas esclarecidas sobre programas públicos como o Bolsa Família. Uma equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) foi convidada para falar sobre o tema. No último dia 21/05 foi a vez de Fernando de Carvalho Marrach, do Programa de Educação Previdenciária do INSS, explicar sobre benefícios, critérios para aposentadorias, pensões, auxílio doença e fator previdenciário, entre outros. A curiosidade dos participantes foi tamanha que a oficina se estendeu além do horário e Marrach se comprometeu a retornar no próximo semestre.

Para a divulgação dos encontros a oficina conta com a ajuda de todos os trabalhadores da unidade. Agentes Comunitários de Saúde entregam convites durante as visitas domiciliares, os médicos. Dentistas e outros profissionais da unidade convidam os pacientes durante as consultas. Cartazes e convites são distribuídos pela unidade e em instituições parceiras da UBS. Todos são bem vindos: pacientes, trabalhadores das empresas da região, trabalhadores da própria UBS e moradores da comunidade.

Os temas para os próximos encontros, que ocorrerão em julho, já foram escolhidos. Simone está em contato com o Centro de Apoio ao Trabalho e com o Centro de Integração Empresa Escola - unidades de inserção no mercado de trabalho. Segundo ela, o grupo tem pedido informações diferentes sobre vagas de emprego e de estágio. Conhecer seus direitos e deveres é fundamental para que cada cidadão saiba exercer a sua cidadania. A oficina da UBS Jd. Edite permite aos participantes essa descoberta e o desenvolve para que atue ativamente em diferentes âmbitos da sociedade.


Serviço

Oficina de cidadania
UBS Integral Jd. Edite-Meninópolis
Rua Charles Coulomb 80 – Brooklin
Informações: 4329-8860