Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Sexta-feira, 15 de Maio de 2015 | Horário: 14:05

Calma aí! A gente quer falar sobre sexo

Fórum reúne adolescentes da região do Butantã para falar sobre sexo, preservativo e doenças sexualmente transmissíveis

O Foca Pinheiros conversa com os adolescentes sobre sexo seguro e gravidez de uma maneira descontraída

 

Por Cristiane Guterres

Uma mesa cheia de material educativo sobre sexo seguro, de preservativos femininos e masculinos. Em volta, adolescentes entre 12 e 16 anos ansiosos para sanar suas dúvidas sobre sexo. Estes foram os ingredientes que transformaram em grande diversão a 2ª edição do encontro “Calma aí! Tá ligado?”, promovido pelo Fórum da Criança e do Adolescente de Pinheiros (Foca Pinheiros). O encontro, realizado no último dia 30 de abril, trouxe informação e curtição ao auditório da Diretoria Regional de Educação do Butantã (DRE Butantã). Alunos de sete escolas municipais da região tiveram a oportunidade de fazer perguntas sobre o tema a especialistas em saúde e educação.

O Foca Pinheiros conversa com os adolescentes sobre sexo seguro e gravidez. Sempre de uma maneira descontraída. Os jovens são convidados a abrir os preservativos e ter contato com o produto. Enchem balões ou brincam de bola. Os profissionais do Serviço de Atendimento Especializado em DST/AIDS Butantã (SAE BT) promoveram a dinâmica das sensações. Nesta atividade os jovens aprendem através da brincadeira, “vestem” a mão com o preservativo e a colocam em baldes de gelo, em potes com feijão ou têm a mão esfregada com palha de aço.

A dinâmica visa quebram antigos tabus em torno do uso do preservativo, como a clássica frase “sexo com camisinha é igual a chupar bala com papel”. Esta é a atividade que causa mais alvoroço entre os jovens e os ensina que “chupar bala com papel” é uma coisa totalmente sem sentido, enquanto que sexo com preservativo é seguro e precisa se tornar um hábito de todos.

Filmes sobre gravidez

Durante o encontro do dia 30 foram apresentados dois filmes sobre gravidez na adolescência. Em seguida, os jovens fizeram perguntas aos convidados. A ideia do Foca Pinheiros é deixar os garotos bem à vontade, principalmente durante o momento das perguntas e respostas, que neste encontro tem o formato de um famoso programa de televisão.

A assistente social Laís, integrante do Foca, ocupou muito bem o papel de apresentadora aproximando os alunos dos profissionais convidados. Os mais tímidos escreveram suas perguntas em um bilhete e o colocaram em uma caixa para serem respondidas durante o evento. Posteriormente, elas foram publicadas no blog do Foca Pinheiros. Os mais desinibidos perguntam sobre tudo. O microfone é concorrido durante todo o bloco.

Os convidados que respondem às perguntas são profissionais da educação e da saúde: médica ginecologista, pediatra, enfermeira, psicólogos, assessores técnicos da área de DST/ AIDS e professores. Todos dispostos a oferecer um espaço de discussão e permitir que o adolescente sinta-se valorizado e com autoestima elevada. “Eu me lembro da minha própria juventude e de quantas dúvidas eu tinha. Aqui, nós temos vários profissionais dispostos a discutir esta questão. Isso faz com que o adolescente sinta maior segurança para negociar a camisinha na hora do sexo, pois o que agente tanto quer é que ele se proteja” afirmou Lélia Fernandes, médica ginecologista da UBS Parque da Lapa.

Encontros como este possibilitam que os jovens não só aprendam, mas também ensinem. Alessandra Ramos, enfermeira da UBS Parque da Lapa, participou da conversa com a garotada e conta que no dia a dia de trabalho aprende muito com eles. Segundo ela, alguns meninos e meninas que estão descobrindo a própria sexualidade costumam procurá-la para pedir orientação sobre sexo seguro. “Eles acabam nos trazendo as dúvidas e as descobertas da relação sexual com pessoas do mesmo sexo. A gente precisa abrir um espaço para eles e nem sempre falar tanto, mas também ouvir” contou Alessandra.

Quer saber mais sobre o Foca Pinheiros sexualidade, gravidez na adolescência ou sobre os direitos da criança e do adolescente? Clique aqui
Acesse também a página do Foca Pinheiros no Facebook

 

collections
Galeria de imagens