Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Quinta-feira, 14 de Maio de 2015 | Horário: 16:50

Secretaria certifica hospitais com Selo Sinasc

Prêmio visa reconhecer trabalho de estabelecimentos que realizam partos

O prêmio visa incentivar a melhoria da qualidade da coleta, preenchimento e digitação das informações sobre nascidos vivos


Por Keyla Santos
Fotos: Edson Hatakeyama

Foram certificados nesta quinta-feira (14/5) no auditório João Yunes, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade São Paulo (USP), 63 hospitais da rede municipal, estadual e particular. As instituições receberam o Selo Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (Sinasc). Trata-se de um instrumento oficial de reconhecimento pelo trabalho dos estabelecimentos de saúde que realizam partos. O prêmio visa incentivar a melhoria da qualidade da coleta, preenchimento e digitação das informações sobre nascidos vivos. Os participantes foram certificados com os padrões ouro e prata. A avaliação considera todos os parâmetros definidos para os critérios de cobertura e qualidade dos dados da Declaração de Nascidos Vivos (DN).

De acordo com Eliana de Aquino Bonilha, gerente da área de Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (Sinasc), da Coordenação de Epidemiologia e Informação (Ceinfo), a DN serve de base para o registro civil e possui três vias de cores diferentes: branca, amarela e cor de rosa. A amarela fica com a mãe, para que ela possa ir até o cartório registrar o recém-nascido. A cor de rosa fica com o hospital. As informações da via branca são passadas para um sistema que detém informações epidemiológicas com características da criança, da mãe, do pai e do tipo de parto. “Essas características podem ser registradas e estudadas pelo Sistema Único de Saúde, para que haja intervenções desde a Atenção Básica, melhoria do pré-natal, melhoria dos hospitais e para que a gente possa ter realmente uma assistência de melhor qualidade para esses bebês”, disse.

O Selo Sinasc, considerado importante para o aperfeiçoamento da coleta de informações, está em sua sexta edição. Por meio dessa premiação é possível incentivar hospitais públicos e privados a coletar os dados com qualidade e a digitá-los corretamente, a fim de reduzir erros. Com o início da certificação também foi possível observar melhora na pontualidade, ou seja, 15 dias após o nascimento as informações já estão digitadas. No fim do mês, essa pontualidade representa 90% das crianças nascidas cadastradas na base de dados.

Por meio dessa premiação é possível incentivar hospitais públicos e privados a coletar os dados com qualidade e a digitá-los corretamente, a fim de reduzir erros


Premiados

Entre os 63 premiados (confira a lista completa aqui) estão o Hospital Municipal e Maternidade Escola Vila Nova Cachoeirinha – Mario de Moraes Altenfelder Silva e o Hospital Municipal de Itaquera – Professor Dr. Waldomiro de Paula que receberam ouro e prata, respectivamente.

Pedro Breuel, diretor do Cachoeirinha recebeu o selo ouro e falou sobre a importância dessa certificação para a instituição. “Esta é a coroação de um trabalho realizado por uma equipe - aqui representada pelo doutor Ricardo e pelo Edilson. A informação dos dados tem que ser a mais precisa possível. Isso impacta no perfil de atendimento que o próprio hospital está realizando. É motivo de muito orgulho ter um selo ouro novamente”, disse Breuel.

Adriana Flores, diretora de enfermagem do Hospital Municipal de Itaquera – Professor Dr. Waldomiro de Paula, considera que é importante manter essas informações atualizadas no munícipio de São Paulo para sejam utilizadas para o bem da própria comunidade. “O preenchimento da DN é um processo amplo, em que vários profissionais acabam participando, desde o momento da internação até a alta desse paciente. O estímulo aos profissionais para que se tenha menos erros possíveis, ocorre por meio da capacitação que se faz com educação permanente dentro da unidade”, afirmou.

 

collections
Galeria de imagens