Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Terça-feira, 5 de Maio de 2015 | Horário: 14:26

Tenda Itaquera começa a atender pacientes com dengue

Equipamento funciona de segunda a sábado, 7h às 19h, no anexo do Hospital Municipal Professor Dr. Waldomiro de Paula

O serviço, realizado em parceria com a OSS SAS-Seconci, tem capacidade para atender inicialmente 120 pacientes por dia


Texto e foto por Cecília Figueiredo

Começou a funcionar nesta terça-feira (5/05) a Tenda Itaquera (zona Leste), para atendimento exclusivo de casos suspeitos de dengue. O equipamento, instalado no anexo do Hospital Municipal Professor Dr. Waldomiro de Paula, tem entrada pela rua Augusto Carlos Bauman. O serviço, realizado em parceria com a OSS SAS-Seconci, tem capacidade para atender inicialmente 120 pacientes por dia.

Uma equipe composta por dois médicos pediatras e dois médicos clínicos, dois enfermeiros, cinco auxiliares de enfermagem e dois auxiliares administrativos estão de plantão no local, de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h. Trinta e cinco pacientes foram chamados, até 9h da manhã desta terça-feira, na classificação de risco.

Salas para medicação

Após o cadastramento e consulta de enfermagem, os pacientes passam por avaliação clínica para receber o tratamento correspondente. Há duas salas organizadas para a medicação e coleta de exames.

A tenda Itaquera é a primeira instalada na região da Coordenadoria Regional de Saúde Leste (CRS Leste), onde foram registrados até 11 de abril 2.454 casos confirmados de dengue. O número corresponde a 11,8% do total de casos confirmados na cidade.

A Supervisão de Vigilância em Saúde da CRS Leste tem atuado fortemente na região, em parceria com as subprefeituras e apoio das UBS. Cerca de mil agentes comunitários de saúde passaram por atualização e treinamento sobre a Dengue e Chikungunya, no primeiro trimestre deste ano.

Às quartas-feiras são realizadas ações de orientação, com distribuição de folhetos informativos, em locais de grande circulação de pessoas como terminais de ônibus, estações do metrô e da CPTM, praças e supermercados. Nas ações de rotina os agentes de zoonoses verificam as condições dos domicílios. Também distribuem, quando necessário, telas para reservatórios de água, entre outras ações para alertar a população sobre a eliminação de criadouros do mosquito.



 

collections
Galeria de imagens