Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Segunda-feira, 4 de Maio de 2015 | Horário: 15:52

Todos unidos no combate aos focos de dengue e Chikungunya

Unidades de saúde da região Sul fazem parcerias para divulgar informações de prevenção e combate ao mosquito

A equipe da Vigilância em Saúde do Campo Limpo promoveu uma exposição sobre as doenças transmitidas por animais sinantrópicos – aqueles que se adaptaram a viver junto ao homem, mesmo sem a vontade dele


Por William Amorim

A dengue tem sido uma das grandes preocupações da população. Como forma de informar e ajudar as pessoas a eliminarem o risco, diversas ações vem sendo realizadas pelas unidades de saúde da Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS Sul). Nos últimos dias 11 e 25 de abril, a UBS Cocaia (Capela do Socorro), realizou dois mutirões focados na sensibilização de Dengue e Chikungunya na comunidade Cantinho do Céu e Parque Residencial Cocaia.

As equipes da unidade, do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis, assim como os agentes de zoonose da SUVIS Capela do Socorro e os alunos do CEU Navegantes, acompanhados de um professor de história, visitaram residências da região, onde informarão sobre a importância de prevenção da dengue e distribuíram materiais educativos.

Antes disso, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Promoção Ambiental (APA) passaram por uma capacitação no dia 9, para terem domínio das informações que seriam passadas.

Parcerias no Campo Limpo

Com o objetivo de intensificar o combate ao Aedes aegypti, a Supervisão de Campo Limpo participou, no dia 10 de abril, de uma ação articulada junto a Subprefeitura de Campo Limpo, com a participação do na reunião do governo local e outros setores como Educação, Limpeza Urbana e Defesa Civil.

Neste dia, a SUVIS Campo Limpo organizou bloqueio de criadouros, nebulizações, ações integradas com os Agentes Comunitários das UBS com o maior número de casos notificados, sensibilização dos usuários do Terminal de Ônibus Capelinha, através de folders e cartazes e o CEU Cantos do Amanhecer recebeu a apresentação da peça temática sobre a Dengue.

Shopping

Entre as ações, o território também fez uma parceria inédita com o Shopping Campo Limpo. O foco principal da mostra “Dengue e Chikungunya – O perigo dobrou”, como o próprio nome sugere, foi a dengue e a chikungunya. A equipe da Vigilância em Saúde do Campo Limpo promoveu uma exposição sobre as doenças transmitidas por animais sinantrópicos – aqueles que se adaptaram a viver junto ao homem, mesmo sem a vontade dele.

No piso Carlos Caldeira, a população pode ver de perto amostras reais das espécies transmissoras de doenças, como roedores, carrapatos, escorpião, mosca, mosquito, pulga, vespa, entre outros.

As UBS não ficaram de fora. Nove delas prepararam ações para reforçar o trabalho educativo. São elas: UBS São Bento, Luar do Sertão, Jardim Germânia, Arrastão, Campo Limpo, Vila Prel, Comercial, Jardim Helga e Jardim Lídia. Entre o trabalho realizado houve visita casa a casa, bloqueios, remoção mecânica de larvas, palestras, sensibilização com alunos em sala de aula, exposição de maquetes, teatro da dengue, abordagem do tema nos consultórios e grupos educativos, exposição de fotos mostrando o acúmulo de água encontrado nos domicílios da região, entre outros.


 

collections
Galeria de imagens