Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Segunda-feira, 4 de Maio de 2015 | Horário: 13:56

Brinquedoteca diverte crianças que esperam atendimento

UBS Paraisópolis 2 monta espaço com brinquedos confeccionados de material reciclado e doações. Aprovação total

Por William Amorim

Ao notar que pais e crianças ficavam ociosos enquanto esperavam o atendimento na UBS Paraisópolis 2 (Campo Limpo), a Agente de Proteção Ambiental da unidade, Maria Aurivan, teve a ideia e tanto: organizar uma brinquedoteca – uma das 56 espalhadas por unidades da Secretaria Municipal de Saúde. As brinquedotecas fazem parte do Programa Brincar é Coisa Séria.

A brinquedoteca da Paraisópolis 2 uniu funcionários da unidade, gente da comunidade local e colaboradores da UBS. Além de arrecadar brinquedos, Maria também desenvolveu uma oficina para ensinar as crianças a produzir brinquedos com materiais reciclados.

Funcionando há pouco mais de um mês, o espaço reservado para a diversão está sempre lotado. A iniciativa teve grande aceitação. Os pais estão interagindo cada vez mais com seus filhos nas brincadeiras. Uma das mais felizes com o resultado do projeto é a gerente da unidade, Renata Cecília Branco Rabelo. “A brinquedoteca é um sucesso! As crianças estão sempre brincando e os pais ficam junto com eles. É emocionante ver que existem crianças que vêm aqui só para brincar, pois não possuem brinquedos em casa”, afirma Renata.

A dona de casa Maria Aparecida de Souza Pinto diz que sua filha Letícia, de sete anos, adora a brinquedoteca e fica mais tranquila na consulta. “Eu achei interessante essa iniciativa. Antes, minha filha ficava impaciente. Hoje é dia de retorno e ela está contente. Quando chegamos aqui ela logo disse ‘Mãe, a gente vai à brinquedoteca?’”, conta Maria.

Acervo

Além dos brinquedos, a brinquedoteca da UBS possui livros infantis. “A Letícia gostou tanto que chamou a coleguinha para vir junto com ela. E falou assim para a amiguinha: ‘Vamos, que lá tem livros com figura, igual na escola, e brinquedos’”, acrescentou a dona de casa.

Durante dois dias, uma usuária levou sua filha de 11 anos para contar histórias às outras crianças da unidade. A pequena contadora convidou as crianças a visitar a brinquedoteca, onde leu alguns dos livros disponíveis no espaço.

Juliana Acioli Marcolino Marques , assistente administrativa da UBS, conta que a aceitação dos pais está sendo ótima e que estão recebendo muitos elogios através do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU). “A questão da saúde já é meio pesada. Tem bastante criança que vem fragilizada, e a brinquedoteca torna o ambiente mais prazeroso. Logo, não tem um pensamento do tipo ‘eu vou ao médico’, mas sim de ‘eu vou à unidade e vou poder brincar’ trazendo alívio para os pais”, afirma Juliana.


 

collections
Galeria de imagens