Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Quinta-feira, 30 de Abril de 2015 | Horário: 18:23

SAMU-SP participa do programa “Prefeitura no Bairro”

O projeto é uma ação integrada entre diversos órgãos municipais para concentrar as ações públicas no território da Subprefeitura FÓ/Brasilândia

Por Patrícia Pasquini

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-SP) participará do Programa Prefeitura no Bairro. O evento será realizado entre os dias 4 e 16 de maio, na Praça dos Sete Jovens (também conhecida como Praça da Paz), no
Jardim Elisa Maria, em Brasilândia. A ação integrada reúne Secretarias, órgãos e autarquias municipais, e tem por meta realizar programas que combinem ações de zeladoria; serviços, como políticas públicas; e fortalecer o trabalho integrado do governo local.

Entre os dias 4 e 9 de maio, a equipe do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do SAMU-SP estará no local para orientar a população sobre como utilizar melhor o serviço, o que fazer numa situação de emergência até a ambulância chegar e a prevenção ao trote.


Programa Amigos do SAMU

Para minimizar o impacto dos trotes sobre o SAMU-SP implantou o “Programa Amigos do SAMU” nas escolas com o objetivo de sensibilizar as crianças e a comunidade escolar sobre a importância e os objetivos do SAMU, a forma correta de utilização do serviço e os riscos do trote.

O programa foi colocado em prática pelo Núcleo de Educação em Urgência, através do corpo de instrutores e funcionários do próprio serviço que realizam as atividades nas escolas públicas e privadas da cidade de São Paulo. “No ano em que o programa foi implantado, em 2008, o SAMU-SP recebia 30% de trotes. Hoje, o serviço recebe 4,69% de trotes”, afirma a coordenadora do Núcleo de Educação em Urgência, Denise Santos Vilella.

Como é desenvolvido o programa?

Público-alvo: Crianças e adolescentes a partir do Ensino fundamental I e a comunidade escolar (pais, responsáveis e funcionários).

O SAMU-SP conta com uma ambulância destinada exclusivamente para treinamentos e projetos desenvolvidos com a comunidade, como o Programa Amigos do SAMU. Ela é semelhante à utilizada no atendimento normal. Um dos instrutores do Núcleo de Educação em Urgência juntamente com um auxiliar de enfermagem e um condutor de veículo de urgência do serviço vão com a ambulância até a escola que foi agendada para o evento. Chegando ao local as crianças são reunidas no pátio da escola ou em alguma outra área onde seja possível realizar a atividade. A partir daí, a equipe inicia uma conversa com as crianças, levantando as informações que elas possuem sobre o SAMU. Há explicações sobre o que é o SAMU, qual a forma de acionamento e quais situações em que deve ser acionado o serviço.

Após este primeiro contato as crianças são convidadas a participarem de uma pequena simulação de um atendimento que o SAMU realiza. Uma delas é escolhida como “vítima”. A professora simula ligação para o número 192 e faz o acionamento fictício. Após alguns segundos a ambulância chega ao local com a equipe que irá socorrê-la. Esta ambulância que até então estava escondida, entra com seus luminosos e sirene em franca atividade. A criança é atendida pela equipe, imobilizada e colocada na prancha e transportada dentro da ambulância. Se o espaço da escola permitir, é realizado um “passeio” com ela de ambulância. Após esta apresentação, o “papo” fica mais sério e então o instrutor fala sobre a importância do serviço, os riscos do trote e as consequências para todos: serviço e comunidade.

As atividades são encerradas com a visita aberta às crianças na ambulância e o manuseio dos materiais e equipamentos. Ao término das atividades as crianças recebem um folheto explicativo do Programa Amigos do SAMU para levarem para casa e a escola recebe um certificado de “Escola Amiga do SAMU”.

Para receber a escola receber a visita do SAMU-SP, basta enviar uma solicitação para o e-mail: samueducacao@prefeitura.sp.gov.br 

 

collections
Galeria de imagens