Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Terça-feira, 28 de Abril de 2015 | Horário: 16:28

Saúde e Projeto Lá Em Casa inauguram espaço de reabilitação e convivência para portadores de HIV/Aids

Academia vai melhorar qualidade de vida e prevenir impactos físicos de soropositivos da região norte

Por Beatriz Prado

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) firmou parceria com o Instituto Vida Nova e o Projeto Lá Em Casa para a instalação, no bairro Casa Verde, do centro de reabilitação física e convivência de soropositivos. Idealizado pela jornalista Roseli Tardelli e inaugurado no último sábado (25/4), o espaço dará suporte na prevenção de combate à lipodistrofia (síndrome responsável pela má distribuição de gordura corporal em soropositivos).

A SMS contribuiu com a cessão de esteiras, bicicletas ergométricas, step, colchonetes, halteres, barras, anilhas e bolas de ginástica. Eliana Battaggia Gutierrez, coordenadora do Programa de DST/AIDS do município, destacou a importância do espaço para a reinserção social. “O Projeto Lá Em Casa é uma iniciativa muito interessante. E, por isso, conta com o apoio da SMS. O centro foi instalado na casa em que a Roseli viveu durante a infância. Dispor do imóvel para uso coletivo foi um gesto de muita generosidade e entendemos que inserir o soropositivo numa rede de amigos é o caminho para romper a morte social”, afirmou Eliana.

Com 34 mil pacientes diagnosticados e inscritos no serviço municipal de saúde, o Programa Municipal de DST/AIDS oferece prática de atividades físicas em 16 serviços de atendimento especializado. A utilização de medicamentos antirretrovirais é responsável pela alteração do contorno corporal (lipodistrofia). Após a avaliação do médico infectologista, o paciente é encaminhado para atendimento com nutricionista e educador físico para prescrição de dieta médica e exercícios físicos de fortalecimento da musculatura.


collections
Galeria de imagens