Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Terça-feira, 28 de Abril de 2015 | Horário: 16:01

UBS Novo Jardim discute cuidados na infância

Unidade conta com apoio do NASF para acompanhar as crianças

Por Felipe Aires

Em março, a UBS Novo Jardim (M’Boi Mirim) promoveu, em parceria com o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), um grupo de puericultura para as mães e os filhos cuidados pela unidade. A roda de conversa contou com a presença de oito crianças e seis mães.

As crianças sofrem forte impacto daquilo que acontece na sua primeira fase da vida, afetando sua situação psicológica, social, econômica e de saúde. A educação infantil é, portanto, de grande importância para o desenvolvimento da criança. Por isso, é importante dar ênfase maior processo educativo delas.

Liliane Amaya, nutricionista da unidade, fez brincadeiras educativas explicando em quais grupos os alimentos se encaixam. Também e explicou a importância na escolha por tudo àquilo que não é industrializado. “Existem alimentos que não fazem bem para as crianças. Mas os pais não sabem disso e acreditam estar fazendo a melhor opção. Meu trabalho aqui é conscientizar e orientar”, afirmou. “É importante frisar para os pais o quão importante é a família e os cuidados familiares e como esses fatores influenciam diretamente nos hábitos alimentares da criança. Trabalhamos muito com a questão da formação de hábitos saudáveis”, complementou Liliane.

Adriana de Souza, mãe de uma das crianças assistidas, gostou de participar. “Aprendi muita coisa, inclusive dicas de alimentação”. Mércia Facó, pediatra da NASF, comentou que cuidar de criança requer muita responsabilidade. “Nosso trabalho é prevenir doenças que são fáceis de serem prevenidas, não são complexas. Procuramos conversar, orientar o que as mães podem fazer no dia-dia para evitar doenças. A alimentação, higiene corporal, o apoio familiar, criar uma rotina de tarefas, rotina de higiene e rotina alimentar. Tudo isso é muito importante. Carinho também faz crescer”.

Segundo a pediatra, usar o que se tem em casa é muito importante para evitar um consumo exagerado e uma alimentação inadequada. “Procuro inserir nos pais que vêm aqui o resgate da ideia da mãe proteger a saúde do filho através de hábitos saudáveis. Faço isso como apoio integral, mas a responsabilidade é sempre da mãe, não dá para fugir disso. A criança precisa ser motivada a brincar, falar, cantar e aprender. Além de receber atendimento em saúde, educação e apoio afetivo da sua família e dos serviços públicos competentes” completou a pediatra.


 

collections
Galeria de imagens